Ninguém fica pra trás. O nome da mostra fotográfica que pode ser conferida em três pontos de grande circulação de pessoas em Caxias do Sul é também o mote do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na última quinta-feira (21) e que dá a largada para uma semana de atividades de conscientização sobre a necessidade de inclusão das pessoas com a síndrome. No âmago, o slogan quer mostrar que os nascidos com a alteração no cromossomo 21 podem levar uma vida comum, com suas realizações e seus desafios diários.
Por falar em desafio, trata-se da primeira exposição da fotógrafa caxiense Belisa Stedile, 26 anos, convidada pela Comunidade Down Caxias para realizar os cliques desta que é a terceira edição da mostra.
– Para as exposições anteriores foram convidados fotógrafos bastante conhecidos de Caxias do Sul, e eu ainda estou na faculdade. Fiquei um pouco nervosa, me perguntando se iria dar conta, mas a experiência acabou sendo maravilhosa – destaca Belisa, que é estudante do curso de Fotografia da UCS.
A mostra apresenta 30 imagens impressas em 40cm por 60cm. Dez fotografias estão expostas no Shopping Bourbon San Pellegrino (em frente à loja Renner, no 1º andar), 10 na Universidade de Caxias do Sul (na galeria universitária, em frente ao cinema) e outras 10 no mezanino da prefeitura. Foram feitos 10 ensaios, com nove personagens e um grupo de trabalhadores da Marcopolo, todas pessoas com a síndrome, clicadas em seu cotidiano. Entre as protagonistas estão duas bailarinas, um lutador de taekwondo e outro de jiu-jitsu, além de um funcionário de um supermercado.
– A gente tentou mostrar o que eles gostam de fazer e as suas habilidades, e para isso fomos até os locais onde eles trabalham, treinam ou estudam. Foi recompensador não apenas pela oportunidade de mostrar o meu trabalho, mas por conhecer essas pessoas e todo o carinho que elas têm pra dar. É incrível como são gentis, receptivas, gostam de abraçar. Foram modelos maravilhosos – elogia a fotógrafa.
Programe-se
O quê: Mostra fotográfica "Ninguém Fica Pra Trás", de Belisa Stédile
Quando: até quinta-feira (28)
Onde: Centro Administrativo, Shopping San Pellegrino e UCS
Quanto: visitação gratuita
Leia também:
Conheça mulheres engajadas na busca pelo autoconhecimento através do Sagrado Feminino
VÍDEO: Conheça o casal da Serra que chamou atenção nas redes com pedido de casamento
Gramado terá espetáculo especial de Páscoa