Três mascates aventureiros vagando pelos pampas em busca de um tesouro perdido, um cavalo temperamental e (quase) indomável, rodas de chimarrão à luz do fogo de chão e muitos causos para contar. Fábulas do Sul, quinto livro do caxiense Jonas Piccoli, mergulha no fértil folclore gaúcho para oferecer ao público infantojuvenil uma cativante releitura de cinco lendas consagradas: a Casa de M’Bororé, o Negrinho do Pastoreio, a Salamanca do Jarau, a origem da erva-mate e a temida serpente Boitatá.
Inspirada no espetáculo teatral homônimo, a obra será lançada neste domingo (31), em sessão de autógrafos no Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do grupo Ueba Produtos Notáveis e do Instituto de Leitura Quindim. Vale ressaltar, no entanto, que o livro não é uma simples cópia do roteiro da peça. Conforme o autor, a linguagem literária permitiu aprofundar personagens e criar novas situações:
— A literatura pede outros caminhos, então eu pude resgatar muitas coisas que não couberam na peça. Pude mostrar o antes e o depois da história e fazer um aprofundamento psicológico de cada personagem — explica Piccoli, que se apresenta como um devorador confesso de “livros, revistas, quadrinhos, folhetos, bulas de remédio e tudo mais que for possível”.
É justamente essa versatilidade artística — Piccoli é ator, diretor, dramaturgo e escritor — que confere a Fábulas do Sul uma leveza narrativa ao melhor estilo das trovas campeiras. E se as lendas contadas já são conhecidas do grande público, o autor recorreu ao trabalho de pesquisa para criar uma versão atraente para os jovens leitores.
— É como as peças de Shakespeare. Por mais que a gente já conheça Hamlet ou Romeu e Julieta, é sempre interessante ver elas de novo, com novas roupagens. Foi isso que tentei fazer com as lendas. Não se pode simplesmente dizer o que já foi dito. Por isso, li mais de 10 versões diferentes de cada lenda e conversei com pesquisadores — conta.
Outro destaque do livro são as ilustrações. Assinados por Fredy Varela, os traços lúdicos que dão vida ao quarteto de protagonistas não apenas conversam com o texto, mas criam uma narrativa própria, que pode ser apreciada separadamente:
— Eu assisti a peça para fazer as ilustrações. Como sempre gostei dessas histórias, procurei deixar em destaque não os mascates, mas os personagens das próprias lendas, como o Negrinho do Pastoreio e Salamanca do Jarau — destaca Varela.
PROGRAME-SE
:: O quê: lançamento do livro Fábulas do Sul: Um Tesouro Perdido no Pampa, de Jonas Piccoli.
:: Quando: neste domingo (31), às 18h.
:: Onde: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820), em Caxias do Sul.
:: Quanto: livro à venda no local por R$ 30.
:: Em cena: às 17h, Jonas Piccoli e os atores Pablo Beluck e Aline Zilli encenam o espetáculo Fábulas do Sul para o público do Moinho da Cascata. Ingressos custam R$ 10.
:: Informações: pelo telefone (54) 3028-8192.