Mano Lima está muito acostumado a frequentar os pavilhões da Festa da Uva. Ele guarda lembranças ótimas das inúmeras programações de Semana Farroupilha das quais já foi atração, com plateias superando as 20 mil pessoas. Desta vez, porém, ele subirá a um palco de nome italiano (Casa Della Mùsica), numa festa que celebra as raízes gringas da Serra. Mas não pense que o gaúcho mais bagual da fronteira estará longe de suas próprias origens. Mano Lima tem descendência italiana por parte dos avós maternos (família Mainardi) e, além disso, é apaixonado por uva e vinho.
Leia mais:
Vitor Kley e Thaeme e Thiago são atrações da quarta noite de shows nacionais na Festa da Uva
– Sou assim tipo um gringo fora da lei, porque canto as coisas do homem do campo. Mas me orgulho muito de minhas origens italianas, é um povo que foi responsável pelo desenvolvimento de nossa terra. Também tenho loucura por uva, tanto que tempos atrás plantei uns 300 pés de uma vez só, daí tinha um gringo que viu e falou que eu estava fazendo errado. No fim, não nasceu nada, morreu tudo (risos), acho que foi praga dele – brinca o artista.
Pensando bem, há outras características que acabam aproximando o cantor de suas origens italianas. Desde a crença fervorosa – é costume de Mano Lima pedir bênçãos divinas sempre antes de subir em qualquer palco – até o bom humor como receita para enfrentar as agruras da vida.
– Gosto muito da alegria do italiano – identifica-se.
No entanto, o jeito irreverente e a maneira peculiar de contar causos – comparando pessoas com os bichos que habitam a natureza, por exemplo – ele diz ter aprendido nos galpões das estâncias, ambiente que frequenta desde guri.
– Me lembro dos peões contando histórias amargas, mas sempre de uma maneira engraçada. Transformavam coisas trágicas em causos para rir. Era uma gente cheia de alegria. Quando cruzava um gaiteiro então, daí sim a gente não deixava ir embora – conta.
O bom humor bagual de Mano Lima acabou o transformando numa figura quase folclórica. No Instagram, o cantor é personagem de perfil Mano Lima Empoderado, com 17 mil seguidores. Sucesso que se transporta para a música por meio de canções baseadas em episódios engraçados da vida real. Recentemente, o músico se irritou com o celular tocando sem parar durante uma entrevista e o arremessou longe: nascia um meme... e uma nova canção, claro. A música foi batizada de Esse Apareio e traz o seguinte refrão: Essa bicheira até parece que tá viva/é muito incomodativa e agora perdeu a graça/se “percisá” falá com o Mano, te enforquilha/vai na grimpa da coxilha e manda um sinal de fumaça!.
Mas não é todo dia que o Mano Lima acorda piadista. E até nisso ele se aproxima da rabugice também característica dos gringos da Serra:
– Às vezes amanheço emburrado, acho lindo uma pessoa emburrada (risos). Dia desses fui num lugar e tinha uma véinha falando mal de tudo, logo pensei, “essa é das minhas” – diverte-se.
Além de conferir todo humor de Mano Lima, quem visitar os Pavilhões no domingo também poderá assistir aos shows do Grupo Rodeio e Gaúcho da Fronteira.
PROGRAME-SE
:: O quê: shows de Mano Lima, às 17, Grupo Rodeio, às 18h30min, e Gaúcho da Fronteira, às 20h.
:: Quando: neste domingo (2).
:: Onde: Casa Della Mùsica, nos pavilhões da Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431).
:: Quanto: ingressos variam de R$ 20 a R$ 200.
ONDE COMPRAR
Venda online www.festadauva.com.br/ingressos
Caxias do Sul
Posto Ana Rech (Av. Rio Branco, 3066, Ana Rech)
Ponto Onzi (Av. Rubem Bento Alves, 1409, Interlagos)
Shopping Iguatemi Caxias, ao lado da Saraiva Mega Store (RSC-453, 2780 - Km 3,5)
Lojas Colombo (Av. Júlio de Castilhos, 1609 e 1886)
Bulls (Rua Coronel Flores, 809)
Farroupilha
Posto Cammino (Rua Cel. Pena de Moraes, 1002, Centro)
Loja Colombo (Av. Júlio de Castilhos, 719)
Bento Gonçalves
Loja Colombo (Rua Marechal Floriano, 48)