Ao completar 50 anos – aniversário que ocorre nesta sexta (22), coincidindo com a abertura da Festa da Uva – a RBS TV Caxias revigora seu potencial para contar histórias que impactam diretamente na rotina dos moradores da Serra. Um exemplo disso tomará conta da telinha neste sábado (23), a partir das 14h. É o Festeggiare, uma produção especial protagonizada por quatro famílias com trajetórias e relatos entrelaçados com a própria história da emissora. A ideia é mostrar que o conteúdo humano, ou seja, os próprios moradores da Serra, são quem realmente mobilizam as equipes do jornalismo da RBS TV nesses 50 anos.
O Festeggiare respeitará algumas temáticas que são a marca da região. Para falar de gastronomia, cultura e turismo, a produção foi atrás de uma família que, há anos, se reúne ao redor da mesa farta para trocar ideias e impressões sobre a vida na Serra. Já a temática do desenvolvimento regional é representada por uma família que tem integrantes de diferentes gerações empregados no polo metalmecânico, uma força viva local. A fé, outra característica tão intrínseca à identidade serrana, ganha reflexo por meio de uma família devota de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira que anualmente move milhares de fieis rumo ao Santuário, em Farroupilha. Já as histórias de conquistas e crises protagonizadas pelos maiores times da Serra ganham vida por meio de famílias divididas entre o amor pelo Caxias e pelo Juventude.
– São temas que nos identificam. E o programa mescla essas histórias a momentos importantes do desenvolvimento da Serra, como a construção da Rota do Sol e do aeroporto, por exemplo. Também mostraremos a uva, a maçã, culturas que diversificam nossa rica produção – adianta Shirlei Paravisi, coordenadora de Telejornalismo da RBS TV na Serra e apresentadora local do Jornal do Almoço.
Para homenagear a Serra e os 50 anos da RBS TV Caxias, um espaço especial será aberto na programação do sábado. Exclusivamente para os municípios que recebem o sinal da RBS Caxias, será transmitido o Festeggiare.
– Além de refletir o caminho percorrido até aqui, a gente também fala sobre o futuro, adiantando o que poderá vir pela frente – diz Shirlei, que apresenta o Festeggiare ao lado dos repórteres Cláudia Alessi, Marco Matos e Rodrigo Cordeiro.