Brinquedos feitos com lata, ferro, madeira, com origem em diferentes países, podem ser conferidos a partir de hoje na exposição Outras Infâncias - mostra de brinquedos antigos, que ocorre no Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves. Partindo dos estudos do historiador francês Philippe Ariès, a mostra constrói uma linha histórica e social apresentada por meio de 50 brinquedos produzidos entre o final do século 19 até a segunda metade do século 20. A ação é realizada em parceria com a Associação Nacional dos Emigrados e Ex-Emigrados das Américas e Austrália (Anea), que tem representação nacional exclusiva na cidade onde a exposição será realizada.
De acordo com a presidente da Anea, Gabrielle Tesser Gugel, a mostra proporciona uma reflexão acerca de como as vivências das infâncias de outros tempos se conectam com a contemporaneidade; o que as difere e em quais pontos pode-se estabelecer relações.
— Percebemos como os materiais mudam ao longo do tempo e como a produção acompanhava o interesse das crianças, inclusive em relação a serviços nacionais — comenta Gabrielle sobre a representação de ícones econômicos ligados ao período em que foram criados, como é o caso de trens e ferrovias.
O acervo destaca também a reprodução de modelos de aviões, produzidos no período pós Segunda Guerra Mundial. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 13 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3451-1773.
Acervo pessoal
As peças exibidas na mostra Outras Infâncias integram o acervo pessoal do bento-gonçalvense Joel Arioli, que atualmente conta com mais de 200 brinquedos antigos. Funcionário público, Arioli leva a atividade como hobby há cerca de 15 anos, satisfazendo seu gosto por antiguidades. Brinquedos fabricados nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, e também peças nacionais, fazem parte da coleção, adquirida ao longo do tempo por meio de antiquários que realizam venda online. O colecionador é integrante da Anea e, pela primeira vez, coloca suas relíquias em exibição.
— Fico feliz em poder dividir este prazer com pessoas que também valorizam o que é antigo. Além disso, é uma forma das crianças verem como os brinquedos eram feitos antigamente, inclusive com materiais que duravam bem mais — completa.
PROGRAME-SE
O quê: exposição Outras Infâncias
Quando: hoje, às 19h30min
Onde: Museu do Imigrante - Bento Gonçalves (R. Herny Hugo Dreher, 127)
Quanto: entrada gratuita
Visitação: até 13 de março, de terça-feira a sábado, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min