O Mês da Mulher - março - terá programação especial em Canela. Uma iniciativa do Estúdio dos Bonecos, em parceria com o Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti, pretende colocar em cena histórias de mulheres que, de alguma forma, façam ou tenham feito a diferença no espaço onde vivem. Personalidades conhecidas e anônimas, protagonizam os relatos que estão sendo coletados pela organização até o final deste mês, inclusive por meio de uma ação que percorrerá os bairros da cidade em busca de boas histórias. O resultado poderá ser conferido na programação do Mulheres em Cena, que tem como tema Canela, Mulheres e Histórias, e ocorre de 8 a 16 de março. A agenda contará com monólogos sobre mulheres, encenados por atrizes da cidade, encerrando com uma encenação montada a partir das histórias selecionadas e com uma homenagem às canelenses.
— Estamos em contato com mulheres importantes da história da cidade, mas queremos chegar também naquelas que não são publicamente conhecidas — explica Lisiane Berti, que integra a equipe que está recebendo uma série de indicações com ajuda da comunidade.
Lisiane também é uma das idealizadoras da programação teatral no mês da Mulher, que iniciou no ano passado, timidamente, com peças apresentadas ao longo de um final de semana. Em 2019, a agenda ganhou um gás com peças feitas por mulheres, com histórias sobre mulheres. O projeto de captar relatos locais também aparece como novidade nesta edição e, de acordo com Lisiane, vem contando com a aprovação e total apoio da comunidade, indo além de uma simples homenagem.
— As pessoas estão participando, nos indicando mulheres, estamos mexendo com a história da cidade e, a cada entrevista, temos uma aula de vida — conclui.
Além de Lisiane, também integram o projeto: Rita Reis, André Guedes, Míriam Torres e Edel Ramos. Nas divulgações realizadas em Canela, o grupo convida a comunidade a indicar mulheres que tenham algum trabalho interessante, que façam a diferença em alguma escola, na vizinhança, no bairro, que esteja à frente de seu tempo ou que tenha marcado, de alguma forma, a vida de outras pessoas e mereçam ter sua história compartilhada. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail mulheresemcena5@gmail.com.
Programação
Local: Estúdio dos Bonecos
:: 8 de março, 20h30min - Abertura Oficial do evento com debate sobre o Dia Internacional da Mulher
:: 9 de março, 20h30min - "Yerma", com Rita Reis
:: 10 de março, 19h30min - "Cartas de Além Mar", com Lisiane Berti
:: 11 de março, 20h30min - "Cigana Yolanda Show", com Míriam Torres
:: 12 de março, 20h30min - "Eu Sou Marilyn Monroe", com André Guedes (teatro de bonecos)
:: 13 de março, 20h30min - "Olga", com Edel Ramos
:: 14 de março, 20h30min - "Medeia", com Miriam Torres
:: 15 de março, 20h30min - "Canela, Mulheres e Histórias", inspirada nas cartas das mulheres de Canela
Local: Feirinha Orgânica
:: 16 de março, 10h - Café Cultural e homenagens às mulheres de Canela