Os antigos casarões tombados do Centro Histórico de Garibaldi serão cenário da primeira edição do Carnaval Retrô, que ocorre neste sábado (23), na Rua Buarque de Macedo. A novidade surge como uma homenagem à veia carnavalesca da cidade, que conta com registros fotográficos das primeiras festas, ainda em 1912. O resgate do formato das antigas festas foi a receita encontrada pelo Poder Público — em parceria com entidades e voluntários — para devolver a comemoração à comunidade e, ainda, promover o evento como novo atrativo aos visitantes interessados em festejar "à moda antiga", embalados pelas tradicionais marchinhas de Carnaval.
A cidade que leva o título de Capital Nacional do Espumante, estava há dois anos sem comemorações nesse período do ano. Isso após cerca de três décadas de tradição consolidada com blocos de rua, incluindo investimentos públicos que garantiam a realização de desfiles e premiações aos melhores grupos. Em 2016, último ano de realização do Carnaval na cidade, o investimento foi de apenas R$ 6 mil, com somente dois blocos desfilando diante de um público escasso.
— A ideia agora é proporcionar um Carnaval diferente de tudo que é oferecido na região, resgatando e fortalecendo a cultura local — comenta o Secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi, Paulo Salvi.
De acordo com ele, o olhar voltado às tradições da cidade foi considerado na formulação deste novo evento, assim como ocorre nas realizações já consolidadas, como a Fenachamp, o Garibaldi Vintage e no próprio Rock Garibaldi, que terá edição em abril deste ano. A nova proposta de Carnaval também assume um formato mais familiar.
— Queremos resgatar aquela festa mais espirituosa, com mais brincadeira, como era antigamente — completa.
Prioridade às marchinhas
O maior diferencial do Carnaval Retrô será a animação musical. Na primeira hora de evento, o público acompanhará o Bloco do Bepi, formado por cerca de 50 artistas, tocando exclusivamente marchinhas tradicionais de Carnaval ao longo do percurso que contemplará a centenária Buarque de Macedo e suas imediações. Depois, no palco que ficará no entroncamento da Rua Buarque com a Rua Borges de Medeiros, a Banda do Bloco do Bepi animará a noite com clássicos carnavalescos que misturam axé, samba e marchinhas. O encerramento do evento está marcado para as 23h.
O nome do bloco, Bepi, brinca com o apelido de Giuseppe em talian - dialeto que veio com os imigrantes italianos _ além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram história na cidade. O tema desta edição será "Tropeiros e Mascates", lembrando o início da utilização da Rua Buarque de Macedo como base para o comércio da região.
Memória em fotografias
Também durante todo o dia, a exposição Carnaval Garibaldi, que consiste em fotografias dos clássicos bailes de carnaval nos clubes 1º de Maio e 31 de Outubro e de blocos de carnaval de rua do Município, estará disponível na Praça Loureiro da Silva. Após, a mostra retorna ao Museu Municipal onde as imagens em preto e branco, que datam de 1912 até a década de 1960, permanecem para apreciação do público até o dia 15 de março.
PROGRAME-SE
O quê: Carnaval Retrô de Garibaldi
Quando: Sábado, das 17h às 23h
Onde: Centro Histórico de Garibaldi
Saída no Banco Bradesco (Rua Buarque de Macedo, 3001)
Quanto: Entrada franca
Leia também:
Programação do Mês da Mulher em Garibaldi terá presença de Maria Antonia, do "MasterChef"
Molejo e Thiaguinho abrem o palco de atrações nacionais da Festa da Uva nesta sexta-feira
Financiarte sem previsão de investimento mínimo para projetos culturais é regulamentado