Parte da herança cultural, que envolve os saberes e fazeres deixados pelos antepassados, imigrantes italianos que vieram ao Brasil, pode ser conferida na exposição Bordando Sonhos, que abre nesta quinta-feira (7), às 20h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Organizada por Neusa Maria Roveda Stimamiglio, a mostra reúne peças de bordado baseadas em um projeto que começou ainda em 2010, resgatando memórias da infância de mulheres que cresceram em famílias de origem italiana, com o costume de produzir, desde cedo, o próprio enxoval. O trabalho foi desenvolvido em Antônio Prado, onde Neusa reside, e resultou no primeiro livro Bordando Sonhos, com informações que serviram à dissertação de seu mestrado em Educação, dando origem, também à exposição dos trabalhos artesanais, em Caxias, no início do ano passado. Aproveitando o gancho da Festa da Uva, que começa no próximo dia 22, a curadora abre agora a mostra que trata-se de mais um desdobramento do projeto, com obras bordadas tendo com base o segundo livro da série.
Produzido ao longo de um ano, em encontros periódicos realizados com as artesãs entre 2012 e 2013, a obra literária conta com 175 páginas, divididas em três capítulos. Os títulos brincam com as técnicas de bordados: no Ponto-Atrás, Neusa aborda o processo imigratório; em Ponto Corrente, fala sobre como a cultura se consolidou e foi passada pelas gerações; e no Ponto Margarida, homenageia a contribuição feminina na preservação do patrimônio cultural material e imaterial.
— As artesãs foram coautoras do projeto; o artesanato, além de deixar uma marca no tempo e no espaço, ele ainda é um registro da subjetividade, da marca pessoal de cada pessoa — conta Neusa, que acredita no viés educacional do projeto, como ferramenta para passar, à geração atual e às futuras, todas essas histórias.
Os bordados expostos na galeria foram produzidos por cerca de 15 artesãs, a partir de ilustrações da arte-educadora Evelyn Postali, feitas para o livro Bordando Sonhos, que estará à venda no local, durante todo o período da exposição, e está permanentemente à venda pelo site www.neusaroveda.com. A autora também busca livrarias interessadas em fechar parceria para difusão do projeto.
Tecendo Memórias
Com base em todo projeto Bordando Sonhos, Neusa publicou, no ano passado, uma terceira obra literária, em dois volumes, relatando como foi a realização de toda sua pesquisa e reunindo, ainda, contos e cantos que fizeram parte da infância de descendentes italianos. O segundo volume, intitulado Contos e Cantos, foi escrito em português e em talian (dialeto vêneto falado pelos imigrantes na região) e possibilita o acesso virtual - por meio de um QR code - às canções, em uma composição do italiano Pierangelo Tamiozzo. Os bordados referentes a esse livro foram produzidos pela artesã Luiza Schicora e também estarão expostos a partir desta quinta (7).
Programe-se
O que: exposição Bordando Sonhos, de Neusa Maria Roveda Stimamiglio
Quando: abertura quinta-feira (7), às 20h - visitação até o dia 1º de março
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bronheim (Rua Dr. Montaury, 1333)
Quanto: evento gratuito