Em um pequeno cômodo no fundo da casa dos pais, no bairro Universitário, em Caxias do Sul, Evandro Lima, 37, uniu criatividade, empreendedorismo e sustentabilidade para dar início a uma fábrica de óculos sol feitos em madeira reaproveitada, a Oráculo Wear. Aproveitando descartes de sequoia, canjerana, guajuviras, cedro, marfim, pau-ferro, pinus e outras variedades, a marca tem conquistado espaço num momento em que preservação ambiental passou a ser tão valorizada quanto o estilo.
Apaixonado por skate, Evandro, que utiliza a alcunha artística de “Brown Lima”, sempre foi curioso por aprender e inventar, qualidades que explorou na área de desenvolvimento de protótipos das diferentes empresas que passou em Caxias do Sul e em Gramado. No período vivido na Região das Hortênsias, em certo dia ocioso olhou para uma tábua de skate e imaginou nela um óculos feito a partir daquela madeira. Foi o primeiro teste feito em parceria com Cássio Ecker, 32, seu sócio na Oráculo e responsável pelos cortes a laser nas peças. Dois anos depois, os sócios vendem 70 unidades por mês.
– Os hábitos de consumo estão mudando. As pessoas estão separando seu lixo, consumindo o que é sustentável. O óculos de plástico, por exemplo, vem do petróleo. Quantos peixes são mortos pra retirar o petróleo? A maioria é feita na China, mas sob quais condições de trabalho para ter a marquinha estampada na lente? – questiona.
Cássio trabalha em uma fábrica de móveis rústicos em Gramado e aproveita os descartes de madeira para a confecção dos óculos, que fica a cargo de Evandro. Em Caxias, as lâminas de madeira são coladas e prensadas em quatro camadas sobrepostas e polidas, sem aplicação de qualquer produto que altere as suas cores. Tão importante quanto a autenticidade do material, diz Evandro, é a qualidade das lentes utilizadas, a mundialmente famosa Zeiss. Os 11 modelos desenvolvidos foram inspirados em clássicos consagrados por marcas como Ray Ban e Oakley, como o Aviador e o Evoke.
– Hoje tudo se copia. A gente pegou aquilo que é clássico, que nunca vai sair de moda, e fez nossos desenhos parecidos – diz Evandro.
Vendidos em quatro lojas de Caxias, os óculos também podem ser adquiridos pelas redes sociais (@oraculo_wear). Uma das ideias da Oráculo para este ano é expandir os negócios para relógios de pulso em madeira.