Evento que espalha pelas ruas, praças e hotéis de Gramado os mais variados timbres que se pode extrair dos instrumentos musicais, o Gramado in Concert dá início nesta sexta-feira à sua quinta edição. A abertura fica a cargo da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG), regida pelo maestro Linus Lerner, que se apresenta às 20h na Sociedade Recreio Gramadense. A programação aberta ao público, que ocorre em paralelo com o braço educativo do evento, segue até o dia 9, com apresentações de solistas, grupos de câmara e orquestras.
Reunindo mais de 250 alunos e 29 professores que chegam de 20 estados do Brasil e de cinco continentes, esta deve ser a edição de maior nível técnico do festival. Quem garante é o secretário de Cultura e criador da OSG, Allan John Lino. Lino ressalta que subir a régua da seleção de participantes foi mais um passo na consolidação do Gramado in Concert como um dos principais eventos no calendário voltado para a música erudita no continente.
– A premissa do Gramado in Concert é visar a qualidade, e não a quantidade. A seleção dos alunos está mais difícil, garantindo um padrão de excelência à altura do nível dos professores, que é máximo. Esse fator coloca o festival no grupo dos principais do Brasil e da América Latina, alcançando em cinco anos um padrão que prospectávamos atingir em 15 anos. Uma prova da importância deste evento é que ele atravessa gestões da prefeitura, que o tratam com muito carinho – destaca o secretário.
Lino destaca ainda o esforço feito para a realização do evento num ano de bastante dificuldade para captar recursos junto às empresas. O festival conta com LIC Estadual e Lei Rouanet, mas só conseguiu patrocínios pelo fomento federal:
– Foi um ano extremamente complicado, mas conseguimos atingir um percentual importante, que permitiu viabilizar o evento. Uma novidade foi conseguirmos parceria com três hotéis da cidade, o que nos permite oferecer acomodações 4 estrelas para toda a comunidade do evento, incluindo os alunos, que no ano passado ficaram em alojamentos.
A programação ainda contempla iniciativas bem sucedidas em edições anteriores, como as apresentações em hospitais, o concurso de composições eruditas – que terá a obra vencedora executada pela Orquestra Sinfônica do Festival – e o concurso jovens solistas, cujas semifinais e finais ocorrem em apresentações abertas ao público (no domingo e na terça-feira, na Sociedade Recreio Gramadense). Ambos também terão premiação em dinheiro, que chegam a R$ 5 mil.
Sexta
Recreio Gramadense
20h - Cerimônia de Abertura com Orquestra Sinfônica de Gramado
Sábado
Lago Negro
10h - Gabriel Boelter “saxofone solo”
Rua Coberta
14h - Quarteto D’América
18h - Tutti Choir Brasília
Praça das Etnias
16 - Quarteto de Metais OSG
Recreio Gramadense
20h - Orquestra de Cordas da UFMG “As Quatro Estações”
Domingo
Lago Negro
10h - Roberto Naviliat “harpa solo”
Rua Coberta
11h - Orquestra de Cordas da UFMG
z Instituto Santíssima Trindade
15h - Quarteto D’América
z Praça das Etnias
16h - Trio de Madeiras OSG
Wish Serrano
18h - Quinteto Anta Perú
Recreio Gramadense
20h - Quarteto Carlos Gomes
*O restante da programação pode ser conferido na agenda do Sete Dias ao longo da semana