Você consegue imaginar um filó colonial ao som dos versos rimados do rap? Ou a batida da música eletrônica ressoando entre pipas, barris e cestas de vime? Pois é justamente essa mistura de tradição e contemporaneidade que inundará o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp com o projeto Forqueta Cultural, que inicia neste sábado (19) e segue até o mês de julho, levando cinema, teatro e música a um dos bairros mais tradicionais de Caxias.
A iniciativa começou a ser pensada ainda em 2017, quando o produtor cultural Robinson Cabral levou a Forqueta 32 sessões gratuitas de cinema. O gesto foi responsável por aproximar Cabral e sua Varsóvia Educação e Cultura de Sandra Bonetto, coordenadora do Ponto de Cultura Costurando Sonhos. A partir daí foi questão de tempo para a dupla planejar uma ação conjunta:
— O projeto nasceu com a ideia de unir o filó a outras atividades. Ao mesmo tempo, queríamos que os caxienses conhecessem a própria cidade. Daí a ideia das visitas guiadas ao Museu da Uva e do Vinho, que tem um acervo que ajuda a contar nossa história — explica Sandra.
O mosaico de atividades inicia às 14h deste sábado. Na programação, o grupo Cabelos Trançados apresenta Contos do Avô Sol e da Avó Lua, um espetáculo que traz pequenas histórias ancestrais com músicas, bonecos e ilustrações animadas. A exibição do filme Moana, da Disney, encerra o primeiro dia de evento.
Já no domingo (20) é a vez do tradicional filó, festa em que a comunidade relembra os costumes dos antepassados, compartilha pratos típicos e se diverte ao som da música folclórica. Mas não para por aí: o evento terá participação do projeto CCOMA, duo instrumental que surfa na sonoridade latino-americana, mesclando batidas eletrônicas e referências que vão do funk ao afrobeat. Ou seja, uma mistura de festa no interior com a música tipicamente urbana e contemporânea.
— O filó é uma das coisas que legitimam o que já acontece em Caxias desde a chegada dos imigrantes italianos. Por isso nossa programação não consiste apenas em pegar um objeto artístico e levar para a comunidade, mas também conhecer o que ela oferece. É um movimento de troca, que permite levar um Chiquinho Divilas pra cantar rap no filó — destaca Robinson Cabral, curador da programação.
A primeira etapa do Forqueta Cultural segue até 14 de abril. Já na segunda parte, que será realizada até 13 julho estão previstas exibições de 13 filmes voltados ao público infantojuvenil. Entre as atrações, destaque para Animais Fantásticos e Onde Habitam e Homem Formiga. Tudo isso para deixar o charmoso bairro de Forqueta respirando atividades culturais e, claro, muito envolvimento comunitário.
SERVIÇO:
:: O quê: primeira etapa do projeto Forqueta Cultural.
:: Quando: de 19 de janeiro a 14 de abril.
:: Onde: Ponte de Cultura Costurando Sonhos, junto ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp (Rua Luiz Franciosi Sério, 350), em Forqueta.
:: Quanto: todas as atividades são gratuitas.
:: Informações: pelo telefone (54) 99616-9690.
PROGRAMAÇÃO:
Neste sábado (19)
:: 14h: visita guiada ao museu.
:: 15h: apresentação da peça Contos do Avô Sol e da Avó Lua, do grupo Cabelos Trançados.
:: 16h: exibição do filme Moana.
Neste domingo (20)
:: 15h: filó comunitário.
:: 16h: apresentação musical do Projeto CCOMA.
16 de fevereiro (sábado)
:: 14h: visita guiada ao museu.
:: 15h: apresentação da peça Um dia, uma palhaça, com Odelta Simonetti.
:: 16h: exibição do filme Sing: quem canta os males espanta.
17 de fevereiro (domingo)
:: 15h: filó comunitário.
:: 16h: apresentação musical do rapper Chiquinho Divilas.
16 de março (sábado)
:: 14h: visita guiada ao museu.
:: 15h: apresentação do grupo Requebra Espaço de Dança.
:: 16h: exibição do filme Zootopia.
17 de março (domingo)
:: 15h: filó comunitário.
:: 16h: apresentação musical de Valdir Verona.
13 de abril (sábado)
:: 14h: visita guiada ao museu.
:: 15h: apresentação da peça O Andarilho, de Jânio Nunes.
:: 16h: exibição do filme Procurando Dory.
14 de abril (domingo)
:: 15h: filó comunitário.
:: 16h: apresentação musical do grupo New Orleans.