Abril de 1876. Em testamento, um rico fazendeiro de Campos Novos (SC) deixa como herança a oito escravos e três alforriados uma faixa de terra de quase 8 mil hectares, formando uma espécie de propriedade coletiva que ficou conhecida como Invernada dos Negros. Mais de um século depois, os poucos descendentes que permaneceram no território são os protagonistas de um projeto que narra, por meio de fotos e vídeo, a memória cultural e afetiva do quilombo.
Agraciado duas vezes pelo Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras (Fundação Palmares/Ministério da Cultura), o documentário em curta-metragem Invernada dos Negros, de André Costantin e Daniel Herrera, ganha destaque nesta quarta (30) no Cine Muinho, evento realizado pela Associação Cultural Moinho Covolan, em Farroupilha.
— É um projeto muito interessante para entendermos a cultura afro. A história da Invernada dos Negros fala dessas pessoas que foram escravas e acabaram ganhando a terra do patrão sem herdeiros. É uma forma de mostrarmos que a história da região Sul não foi apenas a da colonização de imigrantes italianos e alemães. Acho que isso, inclusive, deixa o pessoal um pouco surpreso — ressalta a coordenadora da associação cultural, Natália Malfatti.
Além da exibição do curta-metragem, que inicia às 20h, o espaço recebe desde novembro a mostra fotográfica que integra o projeto de Costantin e Herrera. Ao todo, são 35 imagens que mesclam força e delicadeza na estética do preto e branco, revelando em retratos e cenas cotidianas um importante — mas por vezes sufocado — capítulo de resistência cultural no Sul do Brasil.
— As fotos seguem em cartaz justamente para despertar o interesse para essa história. E uma das coisas interessantes é que não é tão longe, mas logo ali em Santa Catarina — recorda Natália.
A parceria da Associação Cultural Moinho Covolan com a dupla Costantin-Herrera não termina com Invernada dos Negros. Nas próximas semanas, o Cine Muinho exibirá Vento Sul, série documental que se debruça sobre personagens envolvidos nas migrações de áreas rurais para centros urbanos.
Visitação
A mostra fotográfica Invernada dos Negros segue em cartaz no Moinho Covolan sem data prevista para encerramento. Visitação de terça a sábado, das 14h às 23h, e aos domingos, das 16h às 19h.
PROGRAME-SE
:: O quê: exposição fotográfica e exibição do curta-metragem Invernada dos Negros.
:: Quando: nesta quarta (30), às 20h (duração do filme: 29 minutos).
:: Onde: Associação Cultural Moinho Covolan (Rua Marechal Floriano, 190), em Farroupilha.
:: Quanto: entrada gratuita.
:: Informações: pelo telefone (54) 99199-7676.