A maquiagem tem poder transformador, já que quando usada da forma correta, só faz realçar a beleza natural. Pensando em valorizar as peles negra e a madura (de senhoras acima dos 55 anos), a disciplina de Visagismo e Maquiagem do Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) desenvolve um projeto que aborda as particularidades de cada uma.
Idealizada pelos professores Carlos Reinke e Marina Corrêa, a disciplina estuda cores, teoria do visagismo e técnicas de atendimento, antes de partir para a maquiagem propriamente dita.
_Depois da parte teórica, elas convidam modelos e praticam. Já tendo trabalhado com as peles negra e madura durante o curso, eles (os estudantes) se sentem mais preparados profissionalmente _ diz Reinke.
Marina, que atua na parte prática da disciplina e é maquiadora há quatro anos, reforça que peles maduras apresentam dificuldades adicionais, já que rugas e vincos podem se tornar mais aparentes com a aplicação de base cremosa ou com o excesso do pó compacto. Em peles negras, a maquiadora alerta para a cor da base escolhida, que deve ser igual ao tom da pele. Caso contrário, o rosto ficará opaco, com tom acinzentado.
Para ensinar alguns truques, convidamos Marina para desenvolver um passo a passo simples para esses dois tipos de pele. Confira:
Maquiagem em pele madura
Você vai precisar de:
- Corretivo no tom da pele
- Sombras cintilantes diversas em tons de marrom claro
- Delineador preto
- BB Cream ou base na cor da sua pele (quanto mais líquida melhor)
- Pó compacto (da cor da sua pele e dois tons acima)
- Lápis de olho marrom e bege
- Lápis de boca
- Rímel
- Esponja de maquiagem e pincéis diversos
- Batom de sua preferência
- Iluminador dourado
- Blush cintilante em tons rosados
Passo a Passo:
1 - Prepare a pele do rosto para receber a make (lave, tonifique e hidrate). A seguir passe o corretivo nas pálpebras, isso vai fazer com que a sombra dure mais.
2 - Com um pincel, aplique a sombra marrom claro cintilante na pálpebra. Marina indica que as cintilâncias amenizam as imperfeições. Com o delineador preto, trace uma linha fina rente aos cílios da pálpebra superior para dar acabamento.
3 - Com um pincel grosso ou esponja aplique a base ou o BB Cream em todo o rosto, exceto nos olhos. Marina reforça que quanto mais líquida for a base, menos marcadas estarão as rugas.
4 - Com a esponja passe a base delicadamente na região das olheiras. Dê batidas leves para espalhar o produto. Sele a pele com pó compacto, sem excessos para não evidenciar os vincos.
5 - Para o contorno, utilize o pó compacto dois tons acima do seu tom de pele. Com um pincel aplique o pó suavemente na lateral do rosto, na diagonal. Leve como base para a aplicação a ponta da orelha e o canto da boca.
6 - A seguir, aplique o blush cintilante nas maças do rosto, sem exageros.
7 - Aplique o iluminador dourado no canto dos olhos e embaixo da sobrancelha. Para abrir o olhar, use o lápis bege na linha d'água. Passe o rímel.
8 - A seguir, contorne os lábios com um lápis de boca e aplique o batom de sua preferência.
9 - Com um lápis de olho marrom trace uma linha rente aos cílios inferiores. Esfume para dar acabamento. Finalize o olhar aplicando sombra da cor do pelo delicadamente na sobrancelha.
Maquiagem em pele negra
Você vai precisar de:
- Corretivo um tom mais claro que sua pele
- Sombras em tons de marrom mais quente e vinho
- Base na cor da sua pele
- Primer
- Pó compacto (da cor da sua pele e dois tons acima)
- Pó translúcido amarelo
- Lápis de olho marrom e preto
- Rímel
- Esponja de maquiagem e pincéis diversos
- Batom de sua preferência
- Blush em tom terroso
- Iluminador dourado puxando para o bronze
Passo a passo:
1 - Prepare a pele do rosto para receber a maquiagem (lave, tonifique e hidrate). Aplique o corretivo nas pálpebras com ajuda de uma esponja.
2 - Trace uma linha rente aos cílios da pálpebra com o lápis de olho marrom. Esfume.
3 - Em movimentos circulares e com auxílio de um pincel aplique a sombra vinho na pálpebra. Marina indica o uso de tons terrosos e marsala para valorizar o olhar. A seguir, ilumine o canto do olho com uma sombra mais clara.
4 - Aplique o primer na Zona T (testa, nariz e queixo). Com um pincel grosso, passe a base em todo o rosto, exceto nos olhos. A dica para escolher a base no tom certo é aplicar um pingo na região do peito, se desaparecer, esse é a sua cor. Finalize o acabamento com a esponja.
5 - Ilumine a área embaixo dos olhos, queixo e acima da boca (arco do cupido), com uma base mais clara. Para selar a área iluminada, aplique o pó translúcido amarelo.
6 - A seguir, sele a maquiagem com o pó da cor da pele. Faça o contorno com o compacto acima do seu tom, aplicando o pó suavemente na lateral do rosto, na diagonal. Tenha como base a ponta da orelha e o canto da boca.
7 - Aplique o blush na maçã do rosto. Ilumine o arco do cupido, logo acima da maçã do rosto, ponta do queixo e do nariz.
8 - Fora do olho, rente à raiz dos cílios inferiores, aplique o lápis preto. Esfume. A seguir, passe o rímel e a sombra da cor do pelo delicadamente na sobrancelha.
9 - Finalize a make com o batom de sua preferência. A dica de Marina é optar por tons quentes e fugir dos nudes, que apagam a maquiagem.
Leia também:
Na cozinha: aprenda a fazer tender ao molho de iogurte e mostarda
Grafite inspirado em cordel e peças do Projeto Ararinha são atrações no Instituto SAMba, em Caxias