Utilizada desde os primórdios da arte escultórica, a técnica da cerâmica resiste à passagem do tempo, seja pela maleabilidade da argila ou pelas inúmeras possibilidades de resultado — o material permite desde a confecção de peças figurativas às formas mais abstratas. E é justamente esse universo criativo que ganha destaque a partir desta sexta-feira (14) no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, com a exposição de esculturas de cerâmica do Acervo Municipal de Artes Plásticas (Amarp).
Ao todo, serão expostas 12 peças produzidas desde a década de 1970 por artistas como Adma Corá, Ana Berenice Hubner Flores, Ale Amorin, Bruno Segalla, Breno Nora, C.L.A., Daniela Antunes, Jucelda Fedrizzi, Maia e Nilton, Rose Spinato e Zezé Kronbauer. Para além de eventuais semelhanças ou diferenças entre as obras, a curadoria de Mona Carvalho buscou uma linha em comum: o material utilizado na confecção.
— É uma curadoria simples, pois a gente focou na temática da cerâmica. Ou seja, a seleção dos artistas foi quase automática: buscamos aqueles que trabalham com esse material. Por isso, as obras não têm, necessariamente, uma linha de diálogo entre si, apenas as inúmeras possibilidades visuais que a cerâmica oferece — explica a curadora, que também coordena a Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura.
A visitação é gratuita e segue até 27 de janeiro, incluindo finais de semana.
Amarp
Criado para preservar a produção artística de Caxias do Sul, o Acervo Municipal de Artes Plásticas (Amarp) abriga mais de 2 mil obras, entre esculturas, xilogravuras, fotografias e pinturas. Com sede no Ordovás, o acervo fica armazenado em uma sala técnica com controle de umidade e temperatura — tudo para garantir a conservação dos itens, que além da visitação do público, também é disponibilizado para curadorias de professores e estudantes de cursos superiores no campo artístico.
— Nós queremos circular com o nosso acervo, com a ideia de buscar novos olhares e novas curadorias. Somente neste ano foram cinco exposições organizadas a partir das peças do Amarp. Queremos que as pessoas conheçam o que temos aqui — ressalta Mona.
Para visitação de grandes grupos, como turmas escolares e universitárias, é necessário agendamento prévio pelo telefone (54) 3901-1316.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição de esculturas de cerâmica do Amarp.
Quando: nesta sexta (14), às 19h.
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias do Sul.
Quanto: entrada gratuita.
Visitação: até 27 de janeiro; de segunda a sexta, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.