Não é de hoje que os vinhos e os espumantes rosés estão ganhando consumidores apaixonados. De coloração rosada, que vai de um tom claro até um puxado para o cereja, a bebida é muito fácil de tomar, refrescante e saborosa. Com a chegada da primavera, as flores brotam, a paisagem fica colorida, o calor aparece e, consequentemente, o happy hour vira uma programação frequente nas rotinas - são nesses momentos que o rosé se torna protagonista.
Além de encantar o olhar com as diferentes nuances de rosa, a bebida tem aromas frutados, que deixam a degustação ainda mais deliciosa. Facilmente identificamos os vinhos rosés, pois eles são agradáveis e frescos em boca, tudo a ver com um fim de tarde com temperaturas amenas. O frescor, marcado pela acidez pronunciada, faz com que aumente a salivação, um convite para mais uma taça de rosé. É um vinho leve, de pouca persistência, ideal para uma ocasião de descontração em que o foco não é a bebida, mas aproveitar o momento. Os vinhos rosés devem ser consumidos gelados, em torno de 10 graus.
Servir resfriado ajuda na melhor percepção dos aromas, já que os perfumes das flores e das frutas são voláteis em temperaturas elevadas e se espalham no ambiente, não se tornando perceptíveis ao paladar. Mas, vamos aprendendo esses detalhes ao degustar rótulos e identificar nossos próprios parâmetros. Para isso, separamos uma lista de oito rosés nacionais para desfrutar os momentos que a estação das flores proporciona.
As sugestões do Destemperados
1. VINHO PINOTAGE BLUSH ROSE SAFRA 2017
É um vinho varietal elaborado com a uva pinotage. Jovem e frutado, apresenta coloração rosé blush.
2. VINHO AURORA RESERVA MERLOT ROSÉ
Feito com uva merlot, o vinho da Vinícola Aurora é frutado e muito fácil de beber.
3. VICTÓRIA ESPUMANTE BRUT ROSÉ
De coloração casca de cebola, lembra o sul da França, com volume de boca bem notável e gastronômico.
4. DUNAMIS AR BRUT ROSÉ
Espumante jovem, fresco, com coloração intensa. É um corte das uvas tannat, merlot e chardonnay.
5. ESPUMANTE BRUT ROSÉ ALIANÇA
Recém-lançado, esse espumante brut rosé é elaborado pelo método charmat, com as variedades chardonnay e pinot noir. Bom para refrescar o fim de tarde.
6. ESPUMANTE DAL PIZZOL BRUT ROSÉ PROCESSO CHARMAT
Rosé com o corte tradicional, de chardonnay e pinot noir. É muito agradável e convidativo para o brinde.
7. CASA PEDRUCCI OCCASIONE ROSÉ
De coloração rosa-cereja, esse vinho encanta pelas suas tonalidades. Deguste com os amigos em um piquenique.
8. LE BATELEUR DA CASA VENTURINI
Esse é um rosé da uva tannat. Apresenta um pouco mais de persistência em boca, mas é muito equilibrado.