Temperamento sensível; forte ligação com a família e com a casa; apego às pessoas próximas. É assim que o zodíaco descreve a personalidade de quem nasceu entre 21 de junho e 22 de julho e tem como signo câncer. É o caso do escritor curitibano Pippo Pezzini, que acaba de lançar um livro que transborda as angústias típicas de quem passou a maior parte da vida longe da terra natal — foram 5 anos morando no Japão e outros 20 em Caxias do Sul, além de uma passagem de alguns meses por Florianópolis (SC).
Publicado pela Sendas Edições, de Curitiba, Mais Solitário que Canceriano Longe de Casa reúne um conjunto de crônicas e poemas escritos sem a intenção de virar livro — o que se tornou realidade quando o autor percebeu a recorrência de alguns temas, como nostalgia e solidão.
— Esse livro está pronto há quatro anos. São coisas que eu fui escrevendo e, quando vi, tinha material para uma obra. A ideia do título veio bem depois, quando percebi que uma linha costurava os textos: todos trabalhavam com um sentimento de deslocamento, de não se sentir em casa. É também um livro de angústias — confessa o autor.
Na obra, Pippo também dedica uma série de homenagens a nomes que o influenciaram na literatura, na música e na vida. Basta uma leitura rápida do sumário para encontrar referências que vão do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) ao compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008). A maior influência do autor, porém, não é citada no livro:
— Quem conhece (o escritor) Paulo Leminski vai encontrar referências nos meus textos, mesmo que o nome dele não apareça no livro. Já as outras aparecem por uma questão de estilo, gosto de citar minhas referências poéticas e intelectuais. É como se fosse um flerte acadêmico — brinca.
Mais Solitário que Canceriano Longe de Casa é o terceiro livro do artista curitibano. Em 2013, lançou Café, amor e outras drogas, antologia que reúne contos, crônicas e poesias. Dois anos mais tarde, publicou Tempestade de Outono, romance policial que traz Caxias do Sul como cenário.
"Vaquinha"
Sem aporte do Financiarte, o livro foi publicado com recursos do autor e de um financiamento coletivo feito pela internet em 2016. Mais Solitário que Canceriano Longe de Casa está à venda por R$ 34,90 no Alouca Café, na Livraria Do Arco da Velha e no Instituto Cultural Taru.