Assim como o Festival de Cinema, o Natal Luz de Gramado é um braço da já extinta Festa das Hortênsias, evento que iniciou a tradição turística na cidade que atualmente é o segundo destino mais procurado por turistas no Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. Foi criado em 1986, como uma tentativa de atrair visitantes num período em que os hotéis e o comércio davam férias coletivas para os funcionários devido à baixa demanda de clientes. Trinta e dois anos depois, a edição que se iniciou na última semana projeta receber mais de 2 milhões de pessoas. Os bastidores do surgimento e da consagração de uma das principais festas natalinas do mundo estão contados no livro A Luz Que Transformou Uma Cidade, escrito pelo criador do Natal Luz, Luciano Peccin. O lançamento será nesta segunda-feira, com sessão de autógrafos no Hotel Casa da Montanha.
Secretário de Turismo à época, Peccin conta que fazer um evento nos moldes atuais, com três meses de programação, não era exatamente a ideia. Longe disso, o que se queria era um único concerto, apresentado numa noite apenas.
– Além de ter sido o criador, tenho orgulho de dizer que estive no grupo que deu ao Natal Luz o conceito Disney, de ser um parque temático com atrações que estão lá todos os dias, uma virada que ocorreu no início dos anos 2000. Antes disso já atraíamos muitas pessoas, mas para uma única noite – recorda Peccin, que presidiu o Natal Luz por 17 anos.
O livro se propõe a ir além da história oficial, já bastante conhecida e contada. Em 256 páginas, o autor, que é diretor do Hotel Casa da Montanha, discorre sobre fatos inusitados, erros e acertos que contribuíram para fazer do Natal Luz o que é hoje. O molho, claro, está nas histórias mais curiosas:
– Para a primeira edição a gente convidou 30 corais da região para formar um único coro de umas 600 vozes, regido pelo maestro Eleazar de Carvalho, titular da Ospa à época. Nossa sacada foi que, se cada coral da região viesse num ônibus, pelo menos mais dois ônibus de familiares viriam assistir. Com isso, o sucesso de público já estava garantido! Foi um grande golpe de marketing que demos sem entender porcaria nenhuma de marketing – diverte-se.
Refletindo sobre o sucesso do Natal Luz, cuja última edição registrou lucro de R$ 5 milhões, Peccin diz ter sido fundamental o envolvimento dos moradores:
– É um mérito de uma comunidade que arregaçou as mangas e fez todo o Brasil conhecer uma cidade de 30 mil habitantes.
Programe-se
O quê: Lançamento do livro A Luz Que Transformou Uma Cidade - Os Bastidores do Natal Luz.
Quando: segunda-feira, às 18h.
Onde: Hotel Casa da Montanha, em Gramado (Av. Borges de Medeiros, 3.166, no Centro).
Quanto: o livro estará à venda no local por R$ 59,90.