Além de experimentar pratos locais e inspirados na cozinha uruguaia, quem passar pelo 10º Festival de Cultura e Gastronomia, que começa hoje e segue até o dia 16 em Gramado, também poderá conferir alunos de escolas da rede pública municipal na cozinha. Isso porque o evento será palco para a final da competição do projeto Nonno Mio - Ensina-me a Ser Chef, desenvolvido há sete anos na cidade. Na iniciativa, crianças e jovens de escolas da rede pública, com idades entre 8 e 14 anos, são apresentados ao universo gastronômico e ao ambiente de uma cozinha profissional. Nesse ano, 40 alunos das escolas Carlos Nelz (Caic), Carlos Barbosa, Henrique Bertolucci Sobrinho, Maximiliano Hahn, Mozes Bezzi, Padre José Scholl, Presidente Vargas e Senador Salgado Filho estão participando. O projeto é idealizado pelo restaurante Nonno Mio, de Gramado.
A parte mais bacana do Nonno Mio - Ensina-me a Ser Chef é que os ingredientes utilizados nas receitas devem ser os mesmos da merenda escolar. O desafio dos grupos, segundo um dos chefs participantes, Cassiano Melo, é transformá-los em um prato digno de um restaurante cinco estrelas. Nesta edição, os pratos elaborados pelos alunos vão dos mais simples, como o rocambole italiano, até preparações mais elaboradas, como o porco agridoce e a geleia picante de abacaxi com pimenta.
_ A ideia do prato vem deles (alunos), isso que é legal. A gente (chefs) está ali para dar uma "gourmetizada" na preparação, auxiliar nas técnicas e nos cortes _ explica Melo.
Há dois meses os chefs da iniciativa vêm realizando oficinas nas instituições de ensino para que os alunos possam treinar o preparo do prato que será apresentado ao júri durante o Festival de Cultura e Gastronomia, no dia 15. A escola vencedora receberá um troféu e participará de um passeio especial.
O 10º Festival de Cultura e Gastronomia terá 20 estações de comida de rua, oficinas e workshops gratuitos na Rua Coberta, além dos tradicionais festins e jantares harmonizados com chefs convidados.
PROGRAME-SE
O quê: 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.
Quando: de hoje até o dia 16, sempre das 10h às 22h.
Onde: Rua Coberta (Av. Borges de Medeiros, 2.759).
Quanto: a entrada é franca.
Leia também:
Whindersson Nunes apresenta o espetáculo "Eita, Casei!" em Gramado e Bento Gonçalves
3por4: caxiense Fabiane Montemezzo lança, nesta quarta, coleção "Hortênsia Lar"