— Nossa ideia é resgatar o espírito das bandas marciais.
Em poucas palavras, a gerente do Sesc Caxias, Luciana Stello, resume a atmosfera do concerto que levará ao palco do Teatro Murialdo o ritmo contagiante de três formações gaúchas com mais de 50 anos de história. Além da anfitriã, a tradicional Banda Marcial Cristóvão de Mendoza, se apresentam neste sábado as porto-alegrenses Banda Marcial Juliana, do Colégio Júlio de Castilhos, e a Banda Marcial São João, do Colégio La Salle.
O repertório, que promete emocionar gerações, reúne clássicos da chamada era de ouro, além do embalo dançante das “big bands” e trilhas sonoras marcantes do cinema, com destaque para o som de Titanic e da franquia 007.
— É um evento que já acontece há alguns anos em Porto Alegre e também em outras cidades do interior. Em Caxias, nós percebemos essa demanda há algum tempo e, com a aproximação que tivemos com o pessoal do Cristóvão, no Aldeia Sesc do ano passado, vimos que as bandas marciais ainda inspiram. A música faz com que o público relembre sua própria história — pontua Luciana, que já projeta ampliar o número de bandas participantes para o próximo ano.
O músico Antônio Jesus Filho, que lidera a Banda Marcial Cristóvão Mendoza há quatro anos, não esconde o entusiasmo para o concerto:
— Para quem tem mais idade, a nossa música remete à nostalgia, traz lembranças da infância, da escola. Mas também queremos mostrar o trabalho das bandas marciais e incentivar que outras formações ampliem suas atividades para além do Sete de Setembro. Precisamos mostrar que existe todo um trabalho que pode ser feito ao longo do ano.
Fundada em 1965 sob a batuta do maestro José Francisco Gama, a banda do Cristóvão é considerada uma grande referência entre os conjuntos escolares. Além de conquistar inúmeros torneios estaduais e o título nacional de 1982, a banda também é reconhecida por impulsionar a carreira de músicos e instrumentistas, caso do maestro Fernando Berti Rodrigues, regente da Orquestra Municipal de Sopros.
— Gosto de trabalhar com os jovens. Quero dar a eles a oportunidade que foi dada a mim. Comecei minha trajetória musical na banda do Cristóvão. Foi lá que me profissionalizei e por isso hoje consigo viver da música. Acredito que a formação de músicos é um dos nossos diferenciais e precisa continuar — defende Jesus Filho.
REPERTÓRIO
Banda Marcial Juliana
A Era de Ouro - pra ver a banda passar:
Dobrado Ouro Negro (Joaquim Naegele)
Cassiopeia (Carlos Marques)
Concerto D’Amore (Jacob de Haan)
Dobrado Dois Corações (Luís Antonio Rabelo)
Banda Marcial São João
O show das Big Bands vem aí:
Longstreer Dixie (Lex Abel)
Libertango (Astor Piazzola)
Mamma Mia! (Abba)
Havana - Smooth (Camila Cabello)
Banda Marcial Cristóvão de Mendoza
Luz, câmera, ação - BMCM nos clássicos do cinema:
Pearl Harbor (Haans Zimmer)
Beauty and The Beast (Howard Ashman)
Selections from Titanic (James Horner)
James Bond Collection (Goff Richards)
PROGRAME-SE
O quê: espetáculo Bandas Marciais em Concerto.
Quando: sábado, às 17h30min (duração: 90 minutos).
Onde: Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1.740), em Caxias do Sul.
Quanto: ingressos devem ser retirados antecipadamente no Sesc ou na loja Hot Music, mediante doação de um quilo de alimento não-perecível (as doações serão distribuídas a entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade).
Informações: pelo telefone (54) 3209-8250.