A última noite de exibições das mostras competitivas do Festival de Cinema de Gramado foi marcada também por uma homenagem especial ao ator Ney Latorraca, que recebeu o troféu Cidade de Gramado. Com 54 anos de carreira e 44 deles dedicados também à televisão, ele subiu ao palco recebido pela amiga Claudia Raia, uma presença surpresa no festival.
Apaixonado pelo Rio Grande do Sul, Ney contou que essa proximidade com o Estado tem, inclusive, um tom mais íntimo.
— No dia do Natal, coisas de família mesmo, olhei para minha vó sentada na mesa e perguntei se todos os filhos eram filhos do mesmo marido. Ela falou "Não, sua mãe é filha de um gaúcho, que fundou Campo Grande". Então sou neto de um gaúcho, tá aqui no sangue. Escândalos de família (risos) _ brincou ele, relembrando um fato ocorrido no ano de 1975.
Ney ainda solicitou que as pessoas ligassem as lanternas do celular para tirar uma selfie com ele e agradeceu o troféu.
— É uma honra estar aqui — resumiu.
Já neste sábado, a expectativa cresce para saber quem serão os premiados com os kikitos do festival. A programação, que iniciou no último dia 17, contemplou oito longas brasileiros, cinco longas latinos e 14 curtas brasileiros. A cerimônia que revelará os melhores trabalhos começa às 21h, no Palácio dos Festivais, e contará ainda com pocket show do grupo caxiense Yangos. Antes disso, as estrelas dos filmes passarão pelo tapete vermelho. Os ingressos para a festa já estão esgotados.
Leia também
Homenageado em Gramado, Edson Celulari fala sobre a trajetória profissional e rumos da carreira
3por4: Palavras de um gigante
3por4: Carinho de pai para filho
3por4: direto de "Vamp", Ney Latorraca chegou na quinta-feira a Gramado
* Siliane Vieira viajou a convite da organização do festival.