Eis aí na foto parte da equipe que escolheu os projetos que serão aprovados por um dos principais editais de música do país, o Natura Musical. O caxiense Luciano Balen (à esquerda) integrou o grupo pela primeira vez, mas tem contato de longa data com o projeto. O CCOMA, duo musical integrado por ele ao lado de Beto Scopel, lançou o disco Subtropical Temperado por meio do edital da Natura em 2016 – e vale lembrar que o trabalho foi finalista do Prêmio da Música Brasileira. Já em 2017, Balen também comemorou o Festival Brasileiro de Música de Rua entre os escolhidos pelo marketing da Natura como patrocinado para 2018. Agora foi a vez de estar do outro lado, justamente ajudando a definir quais serão os talentos reconhecidos pelo Natura Musical 2019. Os selecionados serão anunciados nos próximos meses e Balen festeja um aumento no número de selecionados.
– Enquanto está todo mundo se encolhendo, o edital vai aumentar muito o número de contemplados. Posso adiantar que o Rio Grande do Sul vai receber praticamente o dobro de investimento do ano passado – comemora ele.
Único representante da Serra entre os curadores, Balen comenta ainda que, dos projetos gaúchos inscritos no edital, 40% vieram da região metropolitana e outros 40% da Serra, ou seja, o resto do Estado mandou apenas cerca de 20% de iniciativas para apreciação do projeto.
– Ao mesmo tempo que é preciso fazer os grupos de outras cidades entenderem que podem e devem participar, percebemos que a cena da Serra nunca esteve tão legal – enfatiza ele.