Projeto que surgiu da parceria entre o jornalista bento-gonçalvense Rodrigo de Marco e a Dom Quixote Livraria & Cafeteria, o Cine Debate tem sua segunda edição nesta sexta-feira, a partir das 19h. Se na edição inaugural, no mês passado, o público pôde assistir e depois discutir o filme To Russia With Love (2014), desta vez a obra escolhida é o argentino Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011). Dirigido por Gustavo Taretto, o longa foi vencedor dos kikitos de Melhor Filme Latino e Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Gramado.
– A proposta do Cine Debate é ser um encontro bem dinâmico. Primeiro o pessoal assiste ao filme, depois a gente abre para uma conversa que pode ser tanto sobre a obra em si, sua construção e sua parte técnica, quanto a temática que ela aborda – destaca de Marco.
O jornalista ainda acrescenta que a escolha de Medianeras, além de ter a ver com a sua proximidade com a Argentina, onde morou, atende à ideia de oferecer neste projeto a possibilidade das pessoas assistirem filmes que não estejam no circuito mais comercial.
– É um estímulo a fazer com que as pessoas que curtem cinema possam ter acesso ao que se produz fora de Hollywood, principalmente na cena independente. O público que frequenta a livraria é um aquele que busca se enriquecer culturalmente e a resposta do primeiro encontro foi muito boa. O debate, naquela vez, se estendeu por quase duas horas – acrescenta o jornalista.
Sinopse
Medianeras conta a história do solitário web designer Martin (Javier Drolas), que passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira como a Buenos Aires cresceu e com a sua arquitetura. Pela internet, conhece Mariana (Pilar López de Ayala),uma mulher também solitária e desiludida com a vida moderna. Ao mesmo tempo em que a cidade grande os une, também os separa.
Programe-se
O quê: Cine Debate Dom Quixote, com a exibição do filme Medianeras (ARG)
Quando: sexta-feira, a partir das 19h (duração do filme: 1h35min)
Onde: Dom Quixote Livraria e Cafeteria (Rua Treze de Maio, 581, sala 103)
Quanto: entrada gratuita