Há cinco anos em cartaz, o espetáculo Korvatunturi consolidou-se como uma das principais atrações turísticas de Gramado e, apesar de já ter sido visto por 1 milhão de espectadores, mantém um ritmo intenso de apresentações.
Neste mês, além das cinco sessões fixas por semana, o público que estiver pela cidade curtindo o frio poderá assistir a mini shows gratuitos aos sábados, dentro da programação do Estação Gramado, realização do grupo RBS que promove uma maratona de atrações culturais gratuitas na cidade da Região das Hortênsias.
Ao modelo do famoso Cirque du Soleil, Korvatunturi combina circo, dança, música, teatro, acrobacias aéreas e efeitos visuais na sua concepção. No palco, estão 17 artistas, entre atores, bailarinos, malabaristas e cantores. Cabe a eles contar a história de um povoado que vive ao pé de uma árvore mágica, em uma terra longínqua, e que tem como missão ensinar aos humanos os verdadeiros valores da vida, como amor, felicidade, fé e esperança. Para transportar o público a esse universo mágico, o espetáculo apela aos sentidos: tem uma fragrância exclusiva, trilha sonora original, iluminação e cenário coloridos complementados com projeções e figurinos requintados.
O pocket apresentado no Estação Gramado tem duração de sete minutos. As sessões, sempre gratuitas, contam com sete ou oito artistas que apresentam cenas pinçadas da atração.
Primeiro espetáculo permanente de Gramado, Korvatunturi recebeu Certificado de Excelência do site de viagens TripAdvisor por quatro vezes. Diretor artístico da montagem desde sua estreia, em 2012, Rodrigo Cadorin fala sobre a fórmula de sucesso:
– Antes de mais nada, é persistência e muito amor ao que fazemos. Mantemos o padrão das performances realizando ensaios regulares. Depois, acredito que o tema seja um grande motivador, fala dos verdadeiros valores da vida. Acredito que o período que a humanidade esteja passando pede esse tipo de aproximação.
Rodrigo conta que, nesses cinco anos em cartaz, viu muitas pessoas saindo do espetáculo muito sensibilizadas, chorando de emoção. Além disso, aniversários de casamento, por exemplo, já foram comemorados no final do show. Houve até mesmo um casal que pediu permissão para casar ao som das músicas de Korvatunturi. Rodrigo lembra de um espectador em especial:
– Um turista foi assistir ao Korvatunturi e não entendemos muito bem o que ele falava, porque não falava inglês e nem português muito bem. Mas ao final do show, saiu emocionado, chorando, e acabamos descobrindo que ele era da Finlândia e morava nos arredores do parque de Korvatunturi, de onde buscamos inspiração para o nome. Foi muito legal.
PROGRAME-SE
"Korvatunturi"
Pocket show
Sábados do mês de julho, às 17h, na Embaixada Praça das Etnias (Avenida Borges de Medeiros, ao lado da rodoviária). Entrada franca.
Versão completa
Apresentações com duração de 70 minutos às segundas, terças, quintas, sextas e sábados do mês de julho (exceto dia 31), sempre às 19h30min.
Teatro Korvatunturi (Rua São Pedro, 663, em Gramado - telefone (54) 3286-7325). Ingressos entre R$ 120 e R$ 180 no site korvatunturi.com.br, na bilheteria do Palácio dos Festivais (Avenida Borges de Medeiros, 2.697), de quarta a sábado, das 10h às 12h e das 14h às 19h, e na bilheteria do Teatro Korvatunturi (todos os sábados, das 15h às 20h).
Diariamente
O Estação Gramado funciona de segunda a sexta e domingo, das 10h às 18h, e no sábado, das 10h às 19h, na Embaixada Praça das Etnias, na Avenida Borges de Medeiros (ao lado da rodoviária).
O espaço oferece diariamente água quente para chimarrão, wi-fi gratuito e jornais do Grupo RBS para leitura. O Espaço Melitta oferece degustação de cafés. No local também é possível comprar passagens para o BusTour, fazer inscrições para as oficinas de pães e cucas, artesanato e escola do mate. Todas as atividades são gratuitas.
O evento
Korvatunturi é realizado pela D'arte Multiarte, com produção técnica da WN Produções. O Estação Gramado é uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Melitta e apoio da Nissan.
Leia também:
3por4: Conheça alguns figurinos da ópera "O Quatrilho"
Agenda: Órbita Literária desta segunda-feira debate o tema "Não culpe o Futebol. Nem a Literatura"
Agenda: de segunda a domingo, Caxias recebe mostra de filmes dirigidos por Ingmar Bergman
Agenda: Frank Jorge faz pocket show na quinta-feira em Caxias