No último dia 29 de maio, quando o Museu Municipal de Caxias do Sul inaugurou a exposição Do Rio Grande do Passado...Para o Rio Grande do Futuro, comemorativa aos 65 anos do CTG Rincão da Lealdade, as apresentações artísticas que estavam programadas não puderam ocorrer devido à greve dos caminhoneiros. Nesta quarta-feira, a partir das 19h30min, o público poderá finalmente conferir os shows previstos para a Noite Gaúcha da mostra, que resgata a trajetória do centro de tradições mais antigo da cidade, ao mesmo tempo em que celebra a vocação artística que é marca registrada da entidade. A entrada é gratuita.
O público poderá conferir declamações da prenda Paula Stringhi e do peão Dedé Borges, as melodias nativistas nas vozes de Maria Luiza Cavalheiro e das revelações mirins Ana Júlia Henriques e Manuela Duarte dos Reis, e a chula dançada pelo peão juvenil Artur Calgaro (essa ocorre na parte externa). Para aquecer, haverá degustação de petiscos típicos da culinária gaúcha e roda de chimarrão no ambiente montado para simular o recanto de um galpão, uma das atrações da exposição.
– Essa mostra é uma maneira de valorizar os talentos que formamos nas oficinas de canto, de declamação e de dança, que são um grande orgulho do nosso CTG. Irão participar tanto oficineiros quanto alunos das invernadas mirim e juvenil – comenta a vice-patroa do Rincão, Vera Comanduli.
Além das apresentações, também poderão ser conferidas as fotografias, documentos e objetos históricos selecionados para contar a história do Rincão da Lealdade, como as placas alusivas a visitas de ex-presidentes da República que “churrasquearam” na entidade, cadernos de visitas dos primeiros anos do CTG com mensagens de turistas do Brasil inteiro, uma réplica do pórtico que chama a atenção de quem passa pela sede da entidade, às margens da BR-116.
A exposição no Museu Municipal segue até o próximo dia 30, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 11h às 17h.