Sucesso de bilheteria em 2010 ao levar para a telona o best seller da escritora norte-americana Elizabeth Gilbert, o longa Comer, Rezar, Amar inspira a edição especial do projeto Mesa de Cinema que chega a Caxias do Sul na noite deste sábado. Idealizada em 2005 pela jornalista Rejane Martins, a iniciativa que une cinema e gastronomia recebe desta vez a também jornalista Fernanda Pandolfi. Em 2017, ela pediu demissão da empresa onde trabalhava havia seis anos e partiu para um período sabático de nove meses durante o qual visitou nada menos do que 100 cidades em 37 países nos cinco continentes. Um roteiro cheio de descobertas, narrado em detalhes na plataforma Ida e Volta (www.idaevolta.com.br).
Em Caxias, Fernanda falará sobre o que vivenciou na Itália, na Índia e na Indonésia, países que serviram de cenário para o longa de Ryan Murphy estrelado por Julia Roberts. No filme, insatisfeita com o casamento e descontente com a carreira profissional, Elizabeth decide passar um ano inteiro viajando, em busca de equilíbrio e de novos sabores e amores.
- Foi uma viagem muito de autoconhecimento porque fiquei sozinha durante um ano. É como se eu tivesse feito um doutorado em autoconhecimento, lidar com situações de saudade, se fazer entender (em outros idiomas). Sempre falo que não voltei diferente. Voltei eu mesma. Só me reencontrei — afirma, ao refletir sobre a própria experiência.
Na Itália, experimentou sabores que a fascinaram. Provou tudo o que pôde, mesmo sabendo que isso lhe renderia alguns quilos a mais. Em Bali, ficou 10 dias entre plantações de arroz e vilas agrícolas em Ubud, importante centro cultural da ilha. Já na Índia, mergulhou por 15 dias em um retiro espiritual (ashram) na cidade de Madurai.
— Quando a gente viaja, foge do lugar comum e consegue ter insights melhores. Quando conhecemos novos lugares e pessoas, conseguimos ter uma nova dimensão — salienta.
Diferentemente de Elizabeth, que na viagem conheceu um gaúcho com quem se casou, Fernanda não se apaixonou durante o tour. Porém, oito dias depois que retornou a Porto Alegre, em dezembro, conheceu o atual namorado, Felipe. Fernanda estava solteira havia cinco anos.
— A partir do momento em que a gente se gosta, a gente abre espaço para os outros gostarem da gente — diz.
ATTRAVERSIAMO!
Além do papo com Fernanda, pontuado pela exibição de cenas do filme, os participantes do Mesa de Cinema terão a oportunidade de degustar um jantar elaborado pelo chef do Intercity Antonio Busco. Inspirado na trama, o cozinheiro criou o menu Attraversiamo!, que inclui pratos das culinárias dos três países visitados pela protagonista. O cardápio conta com coquetel de boas vindas com pizza de tomate seco e rúcula (Itália), samosa de carne com ervas aromáticas (Índia) e frango satay com molho de amendoim (Indonésia). Já o jantar terá como prato principal capeletti à carbonara com filetto di manzo e ervas finas.
Criadora do projeto em 2005, Rejane Martins elege suas produções preferidas onde a gastronomia tem destaque. O mais querido, e que inaugurou a série de jantares temáticos do Mesa de Cinema, é A Festa de Babette (1987). A lista inclui ainda Simplesmente Martha (2002), A Grande Noite (1996) e Vatel - Um Banquete para o Rei (2000).
— São filmes de uma gastronomia exuberante e que vão além da relação do cozinheiro de apenas fazer um prato — justifica.
SERVIÇO
:: O que: Mesa de Cinema com o filme Comer, Rezar, Amar
:: Quando: sábado, às 19h
:: Onde: Intercity Caxias (Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333)
:: Quanto: a partir de R$ 200 por pessoa. Hospedagem para até duas pessoas por apartamento: R$ 185. Outras informações e reservas pelo telefone (51) 98029-1235, pelo e-mail mesaprodutora@gmail.com ou no site Foodpass (bit.ly/mesadecinemacaxias)
Ao todo, Fernanda Pandolfi já visitou 56 países.
Faça você mesmo
Para ter um gostinho do menu Attraversiamo, o chef Antonio Bosco ensina o preparo da Pizza Bianca com tomate seco e rúcula:
Massa
500g farinha de trigo
10g fermento biológico seco
15g de sal
250g de água morna
90g azeite de oliva extra virgem
Cobertura:
40g azeite de oliva extra virgem para untar a forma
20g de sal grosso triturado com a faca
1 ramo de alecrim
70g de tomate seco
meia cebola
1 dente de alho
1 maço de rúcula
125g de cream cheese
Modo de fazer:
1. Para a massa, misture os ingredientes secos. Adicione metade da água e misture. Adicione o azeite de oliva e continue misturando. Acrescente o restante da água até ficar uma massa homogênea e macia.
2. Unte a forma com os 40g de azeite de oliva e espalhe a massa, esticando-a em toda a forma com as pontas dos dedos. Espalhe sobre a massa o sal grosso e o alecrim. Deixe crescendo por cerca de 30 minutos. Asse a 200ºC por cerca de 25 minutos ou até que esteja crocante.
3. Para a cobertura, escorra o tomate seco retirando bem o óleo e corte em tiras. Refogue o tomate seco em cebola e alho. Desligue o fogo e deixe esfriar. Tempere com sal a pimenta a gosto.
4. Para finalizar, corte a massa assada em tamanhos para servir, tipo 10 x 10 cm cada pedaço. Corte a massa ao meio na longitudinal formando um pão duplo. Recheie com o tomate seco e folhas de rúcula.