Caxias do Sul viverá, a partir desta sexta-feira, um momento inédito na história das artes plásticas na cidade. Pela primeira vez, obras de três dos mais importantes nomes da pintura no Rio Grande do Sul estarão reunidas em uma exposição que abre às 19h30min e permanece até o dia 2 de junho, na Galeria Municipal Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Técnica e Expressão reúne 21 obras produzidas por Iberê Camargo, Ado Malagoli e Pedro Weingärtner em momentos distintos dos séculos 19 e 20.
– Para quem conhece arte, é um prato cheio. E para quem não tem intimidade, também é um bom começo, porque começa vendo qualidade – resume o curador da mostra, Ademar Sebben.
Parte do acervo particular dos colecionadores José Antonio e Hieldis Martins, os trabalhos representam, como define Sebben, o que de melhor se produziu no Estado em termos de pintura em óleo sobre tela, técnica predominantemente utilizada pelo trio de artistas.
– Das artes plásticas, a pintura a óleo sempre foi considerada uma arte nobre, pelas dificuldades que apresenta – destaca.
Dos três, Malagoli (1906-1994) foi com quem Sebben mais conviveu. Natural de Araraquara (SP), mudou-se para Porto Alegre em 1952, onde lecionou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em 1957, criou o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). Durante sua trajetória, foi eclético: pintou retratos, arte sacra, casarios, naturezas mortas.
– Malagoli é um mestre. Extremamente professor, dominava a técnica e gostava de repassar a outros – destaca o curador.
Weingärtner (1853-1929), por sua vez, lembra Sebben, foi um pintor acadêmico. Porto-alegrense filho de imigrantes alemães, mudou-se aos 24 anos para a Europa, movido pelo desejo de dedicar-se à pintura. Chegou, inclusive, a ser bancado pelo imperador Dom Pedro II durante seus estudos. Em sua trajetória, explorou muito as paisagens do Rio Grande do Sul e figuras humanas, tendo sido considerado, à época, um dos melhores pintores brasileiros em atividade.
Mais expressivo do grupo, Iberê (1914-1994) é também o autor das telas mais dramáticas da exposição. Quem for à galeria poderá ver de perto as sete pinturas que seduzem o olhar de quem visita a residência dos Martins no bairro Petrópolis.
– Tu vês a pincelada forte. Ele usa camadas e camadas de tinta, formando um relevo. É também muito dramático, as cores, azul marinho, preto, vermelho – descreve Sebben.
Além das obras na Casa da Cultura, outras três, uma de cada artista, estarão à mostra no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul durante o período da exposição.
O nome da exposição é uma referência ao estudo homônimo apresentado por Malagoli quando o artista foi aprovado para integrar o corpo docente do Instituto de Artes da UFRGS.
Programe-se
:: O quê: exposição Técnica e Expressão, com obras de Iberê Camargo, Ado Malagoli e Pedro Weingärtner.
:: Quando: abertura nesta sexta-feira (4), às 19h30min. Visitação até 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, aos sábados, das 10h às 18h, e aos domingos, das 14h às 18h.
:: Onde: na Galeria Municipal Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro, Caxias do Sul)
:: Escolas podem agendar visitas guiadas pelo telefone (54) 3221-3697. Serão recebidas três turmas de até 40 alunos por dia. A Galeria fornecerá o transporte gratuitamente.