Dois espetáculos bem diferentes, porém capazes de encantar a todos pela excelência artística, devem levar grande público ao Parque da Vindima, em Flores da Cunha, e ao Parque José Bin, em Veranópolis, nesta sexta-feira e domingo, respectivamente. Ambas as plateias poderão conferir as estripulias circenses do Grupo Tholl e a dança regionalista de Os Gaudérios. A trupe pelotense e os tradicionalistas caxienses farão shows gratuitos, que marcam a celebração do Dia do Vinho.
Após se apresentar ao público caxiense em abril, o consagrado Grupo Tholl leva a florenses e veranenses sua montagem mais recente, Cirquin, inspirada no teatro mambembe. Trata-se de uma forma lúdica de encenar uma história de amor tão romântica quanto inusitada, sem qualquer referência ao espaço e ao tempo em que se passa, entre quatro saltimbancos que se apaixonam por uma bailarina de circo. A trama se desenrola contando a cômica viagem dos personagens na busca por esse amor, enfrentando desafios e fazendo as acrobacias mais improváveis, unindo ao teatro o encantamento e a magia do circo:
– O Cirquin marca uma ruptura estética com nossos dois espetáculos anteriores, que traziam todo aquele luxo e figurinos caríssimos. O que fizemos foi contar uma história sobre todas as formas de amor, com figurinos simples, bastante traparia, reaproveitamento de peças antigas e até uma carroça puxada por bicicletas. Ao mesmo tempo, optamos por usar técnicas novas para o Tholl, como a báscula e a canastilha. É uma proposta bem barroca – destaca o diretor do Tholl, João Bachilli.
Formado em Caxias do Sul 41 anos atrás, sempre dedicado a difundir pelo país e no Exterior os ritmos e as danças típicas do Rio Grande do Sul, Os Gaudérios apresentam o espetáculo Dançando Pelo Rio Grande, que reconstitui no palco essa trajetória de quatro décadas. Filho de um dos fundadores e atual coordenador do grupo que conta com seis casais dançarinos e quatro músicos, Júlio César Heinrich destaca que a apresentação transita por ritmos que unem o Sul do Brasil com a Argentina e com o Uruguai:
– Nossas coreografias transitam por diversos ritmos, mas a que mais chama a atenção é o sapateio forte, que é uma marca da música uruguaia e argentina semelhante à do nosso Estado, como a chula. Nesses mais de 40 anos nós passamos por diversas fases, e queremos mostrar essa evolução neste espetáculo. Quem acompanhou o início dos Gaudérios, no tempo das apresentações no Restaurante Gianella, em Caxias, certamente vai ter lembranças daquela época.
Dia do Vinho
Com programação conjunta em municípios da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, o Dia do Vinho conta com mais de 300 atrações que celebram a cultura vitivinícola em algumas das regiões produtoras mais importantes do país.
No Estado, ocorre em municípios da Serra e em Porto Alegre, entre 18 de maio e 3 de junho. Em Flores da Cunha, ocorre paralelamente às comemorações de 94 anos do município. Em Veranópolis, integra a 2ª edição do VeraCult, festival gastronômico e cultural.
Programe-se
O quê: Espetáculos Cirquin, com o Grupo Tholl, e Dançando Pelo Rio Grande, com Os Gaudérios.
Quando: Sexta-feira, a partir das 19h (Flores) e domingo, a partir das 17h.
Onde: Parque da Vindima Elóy Kunz, em Flores da Cunha, e Parque da Femaçã – José Bin, em Veranópolis.
Quanto: Entrada gratuita.