Em tempos de superexposição virtual, a maquiagem aparece muitas vezes como assunto de polêmica, seja em rodas de conversa entre amigos ou em discussões nas redes sociais. De um lado, é acusada de ser usada como ferramenta para a valorização exagerada da aparência, parte de um sistema criado para operar contra a beleza natural e que atinge principalmente mulheres. De outro, é usada em discursos empoderados como forma de libertação, uma espécie de aliada na busca de um amor próprio que tem pouco a ver com superficialidade e muito com poder de escolha.
De qualquer forma, a maquiagem tem um poder transformador e, utilizada da maneira certa, só tem a somar. Pensando nisso, o fotógrafo e maquiador Fernando Torquatto falou com o Almanaque e dá algumas dicas de como aproveitar a diversidade de pós, batons, blushes e máscaras e usá-los não como complemento de ideais de beleza, mas como extensão da própria identidade. Ele também fala das tendências deste inverno e como evitar erros comuns na hora de se produzir. Na próxima quinta-feira, às 19h30min, ele estará em Caxias do Sul para um workshop gratuito no Shopping Iguatemi. Na ocasião, contará seus segredos para obter a make perfeita e responderá dúvidas dos participantes. As inscrições podem ser feitas pela página do Iguatemi Caxias no Facebook.
Torquatto já foi apresentador do Super Bonita (GNT), já fotografou famosos como Antonio Banderas, Kate Moss, Gabriella Wright, Fernanda Montenegro, Xuxa Meneghel, Camila Pitanga e Cleo Pires e, há 20 anos, atua há na Rede Globo na caracterização das personagens de telenovelas e minisséries.
Confira as principais dicas de Torquatto para arrasar na maquiagem e encontrar o visual que mais combina com o seu estilo:
Tendências para o inverno
Tons violeta, ultraviolet, cor da patone esse ano, se traduziu também na maquiagem, em batom, sombras, até máscara para cílios. Também o azul mais cobalto também está na moda. Nudes todos com tons mais perolados, uma certa cintilância, o prata, como um efeito de acabamento. Batom vermelho também continua, sempre está na moda, e as texturas, desde o vermelho super laqueado, com bastante brilho, até o vermelho mais seco.
Acessórios indispensáveis
Você tem que ter uma boa nécessaire, com produtos eficientes. Um bom primer, uma boa base líquida, um corretivo líquido, um blush que te dê um aspecto corado, uma máscara para cílios poderosa, delineador está super na moda de novo. Sempre esteve, mas agora delineadores coloridos, azul, violeta, prata também, e batons variados, desde esses tons mais arroxeados até pink, vermelhos e os nudes.
Erros comuns
Principal erro é carregar demais o rosto. Você usar um batom com uma certa dramaticidade, um olho mais escuro, não significa você fazer uma pele carregada, como está se vendo por aí. Então o principal erro é pele carregada demais. Em mulher jovem, envelhece. Em mulher velha, envelhece mais ainda. E os contornos muito marcados. É o que eu tenho visto muito de errado. E o iluminador usado em excesso também.
Menos é mais?
Acho que sim, no sentido não de você não usar nada, mas usar com coerência os produtos, e sempre buscando um resultado que dê uma aparência natural, principalmente na pele. A pele tem que parecer que é bonita daquele jeito que a gente faz. Então acho que sim, que menos é mais, porque mesmo nos efeitos mais intensos, de boca, olho, ainda vale a história da boca mais forte, olho menos forte, tudo isso para o dia a dia acaba funcionando melhor, com mais delicadeza e com mais chance de acertar.
Valorizando a beleza natural
Está havendo um movimento mundial de uma maquiagem super transparente, leve. Estamos falando de saúde, da pele saudável, da mulher se sentir confortável como ela é para se aceitar no sentido de trazer o melhor do seu próprio rosto. Mas isso aí é só usar produtos leves, tecnológicos, principalmente a mão não pesar. Às vezes o produto é bom, mas exagera tanto que dá um aspecto pesado. Então é mostrar que o caminho é mais naturalidade. Mesmo para quem gosta de um batom mais excêntrico, de um olho mais delineado, mas pensar no resultado final delicado, e que a maquiagem chegue junto com você e não antes
Para os homens
Maquiagem masculina cresceu muito. Dos últimos oito anos pra cá muitos produtos foram lançados que também são bons para homem. Se em mulher não pode aparecer muito, em mulher não pode aparecer mesmo. Tem que ter uma cara bem invisível qualquer correção que você venha fazer. Acho que já migrou para o universo social, corporativo sem o menor problema. É só ter bom senso e não carregar.
Para os homens 2
Uma pele super limpa, bem tratada, barba bem feita, usar produtos para fechar os poros, consultar uma dermatologista e, no dia a dia, se quiser dar uma coloração na pele, por exemplo, usar um BB cream bem levinho. Eu uso às vezes um tom pouco mais bronzeado e um corretivo líquido também muito leve. Acho que se limita a isso. No máximo um pó bronze sem partículas de brilho para dar uma leve bronzeada.
Vale maquiagem para crianças?
Acho que não tem que usar. Acho besteira. Pode usar um batonzinho de brincadeira, um gloss, uma unha às vezes você brincar. Mas sombra, essas coisas, eu não acho necessário. É um universo lúdico para ela começar a trabalhar feminilidade, mas tem que ser muito gradual. É muito delicado. Quando é criança mesmo, não. Mas a partir dos 12 anos já começar a colocar uma bobagenzinha, um colorido, uma brincadeira. Tudo bem, mas eu acho desnecessário.
Leia também:
Confira o que vai ser tendência neste inverno
Espetáculo sobre a vida de Gandhi será encenado neste sábado, no Teatro Murialdo
Entrevista: o Xodó da novela "O Outro Lado do Paraíso" fala sobre vida e carreira
Tríssia Ordovás Sartori: Microcosmo sociedade
Confira a programação cultural deste final de semana na serra