Caxias do Sul já ostentou o título de Capital da Cultura, mas, quando se trata de opções culturais voltadas às crianças, elas ainda são raras. Para mudar esse cenário, começa nesta quarta-feira a primeira edição do Téti — Festival de Arte e Cultura para a Infância, que reunirá espetáculos teatrais, exposição de fotos, oficinas, palestras e sessões de cinema pensadas especificamente para o público infantil. A programação segue até o dia 15, e a maioria das atividades é gratuita.
— Eu sempre gostei de trabalhar com cultura para crianças, e, quando me tornei mãe, percebi a carência de projetos para a infância, que não fossem voltados apenas para escolas, e de atividades para toda a família — conta a produtora cultural Caliandra Troian, idealizadora do Téti.
Assim, a partir de um desejo antigo e de uma análise de mercado, surgiu o festival, concretizado graças à Lei de Incentivo à Cultura. As atrações escolhidas para esta primeira edição valorizam, além do universo infantil, a produção cultural caxiense, com prioridade para artistas locais. Ao todo, são 12 dias de programação e duas dezenas de atividades.
— A ideia é que as crianças participem ativamente das oficinas, travando contato com os diversos fazeres artísticos. Já os espetáculos marcados para a noite são voltados para a fruição da arte em família — detalha Caliandra.
Um dos destaques da programação é a exposição Crianças do Outro Lado do Mundo, da fotógrafa Ilka Filippini, que retrata a infância em lugares como Índia e Nepal e poderá ser conferida durante todo o período do festival, no Centro de Cultura Ordovás. Outro é o Festival de Brincadeiras, marcado para domingo, dia 8, em frente à Maesa.
A criançada poderá ainda colocar a mão na massa (literalmente), aprender a técnica das bonecas africanas Abayomi e dos toy arts (brinquedos de arte), treinar ilustração, ver filmes e peças teatrais, entre outras atividades. Os bebês também serão contemplados, com o espetáculo Cuco e o musical Raiar.
— Estamos tendo uma aceitação incrível, as oficinas estão quase lotadas. Isso mostra que tem realmente essa demanda latente — analisa a produtora.
O Téti tem realização de Cali Gestão Cultural + Comunicação, financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio cultural da Metadados Assessoria e Sistemas, Foto Itália, Unimed Nordeste-RS e Moneo. Há ainda diversos parceiros, como o Sesc, e graças a uma parceria com a Coordenadoria de Assessibilidade do município, há a possibilidade de intérprete em libras nos espetáculos, mediante agendamento.
Agende-se
:: O quê: Téti — Festival de Arte e Cultura para a Infância.
:: Quando: desta quarta, dia 5, até o dia 15 de abril.
:: As inscrições para as oficinas e palestras do evento podem ser feitas no site www.teti.art.br ou pelo e-mail festivalteti@gmail.com. Agendamentos de grupos para o cinema pelo telefone (54) 3901.1316.
:: Para assistir os espetáculos, o público pode retirar os ingressos gratuitamente na recepção do Centro de Cultura Ordovás ou uma hora antes de cada atividade, na bilheteria da Sala de Teatro.
PROGRAMAÇÃO*:
Nesta quarta, dia 4:
:: Exposição Crianças do Outro Lado do Mundo, de Ilka Filippini; visitação até dia 15, de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 16h às 22h, no Centro de Cultura Ordovás. Para todas as idades.
:: 15h: Bonecas Abayomi — Poder e Resistência Feminino. Contação de histórias africanas e oficina de bonecas e cordões, na Biblioteca Parque Largo da Estação. Para crianças a partir de sete anos**.
Na quinta, dia 5:
:: 14h: oficina Colocando a Mão na Massa, com Orquídea e Sal a Gosto, na Escola de Gastronomia Sal a Gosto. Para crianças a partir dos seis anos.
:: 19h: espetáculo Escravos de Jó, com o grupo Tem Gente Teatrando, às 19h, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás. Para crianças a partir dos cinco anos.
Sexta, dia 6:
:: 9h (turma 1) e 15h (turma 2): oficina Ilustrando um Mundo que é Seu, com Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, no Centro de Cultura Ordovás. Para crianças a partir dos oito anos.
:: 15h: cinema infantil O Bom Dinossauro, na Sala de Cinema do Ordovás. Para crianças a partir dos três anos.
:: 19h30min: palestra O Sentir, o Ser e a Arte, com Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, para profissionais da área.
Sábado, dia 7:
:: 15h: espetáculo Cuco — A Linguagem dos Bebês no Teatro, da Cia Caixa de Elefante, na Sala de Teatro do Ordovás. Para crianças de zero a três anos.
:: 18h: roda cantada para bebês, com Chiara Herrera, na Sala de Teatro do Ordovás. Para crianças de zero a três anos.
Domingo, dia 8 :
:: 14h: Festival de Brincadeiras, na Rua do Lazer (Plácido de Castro), em frente à Maesa. Para todas as idades.
:: 18h: espetáculo Splish Splash — Dança para Crianças, do Grupo Quiquiprocó, na Sala de Teatro do Ordovás. Para crianças a partir dos cinco anos.
Segunda, dia 9:
:: 15h: cinema infantil, com o filme Moana — Um mar de Aventuras, na Sala de Cinema do Ordovás. Para crianças a partir dos quatro anos.
:: 19h30min: Cine Debate, com o documentário Tarja Branca, na Sala de Cinema do Ordovás. Para educadores, comunidade artística e interessados em geral.
Terça, dia 10:
:: 15h: cinema infantil, com o filme Os Smurfs e a Vila Perdida, na Sala de Cinema do Ordovás. Para crianças a partir dos sete anos.
:: 19h: espetáculo Marilu, com o Trompim Teatro, na Sala de Teatro do Ordovás. Para crianças a partir dos cinco anos.
Quarta, dia 11:
:: 14h: projeto Sabores e Saberes — A Culinária e os Livros, com contação de histórias e oficina de biscoitos com Orquídea, na Biblioteca Parque Largo da Estação. Para crianças a partir dos quatro anos.
:: 15h: Cine Mamãe e Bebê, na Sala de Cinema do Ordovás. Para todas as idades.
Quinta, dia 12:
:: 9h e 14h: oficina de toy art (brinquedo de arte), com Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, no Centro de Cultura Ordovás. Para crianças de seis a 10 anos.
Sexta, dia 13:
:: 19h30min: painel A Criança, o Brincar e a Cultura Infantil, com Lucilene Silva (SP) e Cristiane Ferronato (RS) e mediação de Chiara Herrera (RS), no Teatro do Sesc. Para professores, cuidados, contadores de histórias e interessados em geral.
Sábado, dia 14:
:: 9h às 12h e 13h30min às 16h30min: oficina A Cultura Infantil e a Música Tradicional da Infância, com Lucilene Silva, na Sala de Teatro do Ordovás. Para professores, cuidados, contadores de histórias e interessados em geral. Atividade paga (R$ 100), com inscrições pelo e-mail festivalteti@gmail.com.
:: 14h: Aquarelando — Arte e Musicalização para os Pequenos, na Biblioteca Parque Largo da Estação. Para crianças de dois e três anos, acompanhadas dos pais ou cuidadores.
Domingo, dia 15:
:: 10h às 17h: Arte no Parque, com Musical Raiar para Bebês - Nade Bem, Samuel Sodré, Grupo Zingado, Orquestra Infantil de Maracatu, Sarau da Poesia, Varal da Poesia, contação de histórias, oficina de musicalização e espaço sensorial para bebês, no Parque dos Macaquinhos. Para todas as idades.
* Apenas a oficina do dia 14 é paga; as demais atividades são gratuitas.
** As idades citadas são apenas indicação da idade ideal para cada atividade.
Leia também:
3por4: Bento Gonçalves receberá edição 2018 da Festa Nacional da Música
Mostra "Incorpóreo/Transitório" abre quinta no Campus 8 da UCS, em Caxias
Atividade que convida comunidade a dançar de improviso, "Jam Session" ocorre quarta, em Caxias
3por4: Veja novo lyric video da banda caxiense Grandfúria
3por4: Ecad cobra valores de arrecadação referentes à Festa da Uva de 2014
Marcos Kirst: inteligência não é adorno
Casal da Serra que está dando a volta ao mundo desde 2016 fala da viagem