Os alunos de escolas públicas e privadas de Caxias do Sul já se preparam para dias repletos de experiências literárias na próxima semana. Um encontro na Biblioteca Parque Largo da Estação Férrea, na próxima quinta-feira, às 14h, vai definir quem serão os dez escritores selecionados para o projeto Passaporte da Leitura em 2018, e apresentá-los para diretores e professores das instituições. Em 2018, a ação contempla 40 projetos de escolas que terão como destino a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre de 29 de setembro a 14 de outubro.
Importante iniciativa de incentivo e formação de jovens leitores, o Passaporte da Leitura já contribuiu com a renovação de acervos de 371 escolas e instituições, além da distribuição de 10.185 livros escritor por 170 autores. Nos 12 anos de realização, o projeto já envolveu aproximadamente 122,5 mil alunos de instituições caxienses. A ideia principal é envolver a comunidade escolar na leitura das obras de autores convidados e incentivar a participação dos estudantes na Feira do Livro. Outra soma importante do projeto é contribuir de forma significativa para o acervo de bibliotecas escolares na cidade.
No encontro, os representantes das instituições poderão optar por um dos escritores convidados para elaborar um projeto de leitura que envolva alunos, professores, funcionários e famílias. As propostas deverão ser entregues ao Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), que fica na Casa da Cultura, até o dia 28 de maio. As escolas contempladas serão conhecidas no dia 14 de junho, quando recebem o kit de 20 livros para desenvolver o trabalho.Mais informações pelo e-mail ou pelo telefone (54) 3221-1118 ou (54) 3214-5937.
Escritores participantes
Dílvia Ludvichak (SP) - "Na cozinha do Chef Brasil” e “Em que você acredita?".
Anna Cláudia Ramos (RJ) - "De Metamorfoses e de Sonhos" e "De onde vêm essas vozes".
Helena Gomes (SP) - "Sombras no Abismo" e "Encantados: contos de fadas para jovens leitores".
Caio Riter (RS) - "Cecília que amava Fernando" e "Futurações".
Glória Kirinus (PR) - "Um barco em meu nome" e "Carta para El Ninõ".
Marilda Castanha (BH) - "A Quatro Mãos" e "Sem Fim".
Anabella López (PE) - "Outros Mundos" e "Um coelho".
Luciano Pontes (PE) - "Belizbel" e "Carrossel do Tempo".
Beatriz Myrrha (BH) - "A tartaruga e o coelho" e "Pomar Brasileirinho".
Sunny (RJ) – "Ulomma: a casa da beleza e outros contos" e "Contos da Lua e da beleza perdida".