A escritora Rejane Romani Rech, patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, escreveu seu primeiro livro à mão. Depois, passou a datilografar seus textos, e, nas últimas publicações, a escrita foi facilitada graças ao computador — que também vem contribuindo para mudar a forma como as pessoas leem e se comunicam. Essas mudanças introduzidas pela tecnologia e sua influência na linguagem pautarão o debate da segunda edição do ano do Ciranda do Pensamento, que será realizada nesta quarta-feira, no Centro de Cultura Ordovás.
— O fenômeno da tecnologia transformou todos os setores da comunicação principalmente a linguagem escrita e falada — analisa a organizadora do Ciranda, Jaqueline Devenz.
Para conduzir o bate-papo, as painelistas desta edição serão Rejane e a professora Magda Torresini, também homenageada na Feira com o título de Amiga do Livro. Elas abordarão o fenômeno da tecnologia e os impactos dessa realidade na literatura. Nesse contexto, Rejane cita o conceito de "tempos líquidos" do filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017), segundo o qual tudo muda muito rapidamente:
— Vive-se na rapidez, e com isso se perde um pouco a profundidade que a literatura exige — avalia a patrona.
Ao mesmo tempo, ela destaca que o mais importante não é o suporte da leitura _ não faz diferença se alguém lê Dom Quixote, por exemplo, em papel ou em e-book. O principal segue sendo o conteúdo, a boa literatura, independentemente da plataforma. E, acrescenta Rejane, a evolução tecnológica também têm propiciado boas coisas.
— Vivi uma experiência bacana com o livro Sutilezas (de 2015), que começou com posts no Facebook — lembra.
Na época, a agora patrona resolveu dar sua contribuição para mudar o cenário de superficialidade que via nos posts das redes sociais. Começou a postar pequenos textos inspirados em momentos cotidianos, os quais, com sua poeticidade, renderam um bom retorno dos leitores e acabaram reunidos em um livro.
O Ciranda do Pensamento é aberto e com entrada gratuita. Os encontros ocorrem mensalmente, de março a novembro, abordando diferentes temáticas a cada edição.
Agende-se
O quê: Ciranda do Pensamento.
Quando: nesta quarta, às 19h30min.
Onde: na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias do Sul.
Quanto: entrada franca.