É impossível dizer ao certo de onde vêm as criaturas que irão habitar a Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, a partir desta sexta-feira (13). A única certeza é que são fruto da imaginação mais do que fértil de Kira Luá, que há 15 anos deixou a capital paulista para viver em Canela, onde desenvolve seu trabalho voltado para a arte. Em Seres Imaginários, ela apresenta uma série de esculturas com as quais propõe uma reflexão a respeito de temas como liberdade e padrões, entre outros.
– Proponho uma interação com o espectador por meio da qual possam trabalhar o imaginário e a liberdade, ser livre, sair um pouco dos padrões, fazer um questionamento sobre a liberdade de você poder estar imaginando as coisas como bem entender – salienta Kira, que atualmente reside em uma propriedade na Linha São João, a sete quilômetros do Centro da cidade, com o sugestivo nome Sítio Solar Azul do Galo Cantante.
A mostra é resultado de um trabalho surgido há oito anos. Seres Imaginários reúne esculturas construídas a partir de materiais como papel machê, resina, cerâmica e ferro. Além da escultura, Kira entra em territórios da pintura, da fotografia e do vídeo. Tudo muito colorido e lúdico. Algumas cabem na palma da mão. Outras têm dois metros de altura. Pouco (ou quase nada) parecidas com qualquer criatura do mundo real.
– Parecem de um mundo fantástico, meio surreal, com referência ao fundo do mar. Algumas pessoas falam que são de outro planeta – diz Kira.
Por isso, a única ordem para quem for visitar a exposição até o dia 6 de maio é imaginar.
– É um posicionamento quase que político meu, porque saio dos padrões de seguir formas – salienta a artista.
Para a abertura, ela planeja uma performance com o intuito de fazer os participantes criarem um universo imaginário em conjunto com suas obras.
Programe-se
:: O quê: exposição Seres Imaginários, de Kira Luá.
:: Quando: abertura sexta-feira, às 19h. Visitação até 6 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h.
:: Onde: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo, Caxias do Sul)
:: Quanto: entrada gratuita.
Atividades paralelas
:: Dia 28, às 15h30min, haverá uma oficina de criatividade. Inscrições até o dia 25, pelo e-mail kira.artes@gmail.com. R$ 15.
:: Dia 28, haverá uma visita guiada pela artista pela exposição, às 18h. Inscrições até 25 de abril pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. Entrada franca. Vagas limitadas.