Os tempos líquidos já antecipados por Zygmunt Bauman se tornam cada vez mais presentes nas linhas do tempo virtuais que invadem nossas vidas atualmente. Essa fragmentação dos espaços que tanto habitamos hoje nas redes sociais, e a distância criada nas relações pessoais a partir disso, são os ideias que guiam a exposição Feed: Reflexões Fragmentadas, do artista caxiense Willians Francisco, que tem abertura nesta quinta, em Caxias.
A mostra, com curadoria de Fernando Costa, apresenta 15 poemas que fazem uma reflexão sobre o cotidiano virtual por meio de versos que carregam paradoxos como força e sutileza, expressão e reclusão, movimento e inércia perante essa realidade. Usando a poesia como forma de expressão, o artista expõe mensagens e críticas às nossas relações virtuais e à fragilidade dos limites das telas.
– São poemas bem curtos mas que falam muito sobre o nosso cotidiano, em uma época de tecnologia e telefones celulares. A mensagem é para que a gente se desligue um pouco desse mundo e viva o mundo material, desfrute da companhia das pessoas – explica o artista.
Aos 21 anos, Willians também faz parte de uma geração que cresceu envolvida na efervescência da internet e na globalização virtual. A transformação do local em global, cada vez mais presente, serviu também de inspiração para que a sua obra não apenas exista, mas tenha poder de deslocar o público de sua realidade para fora da zona de conforto da internet:
– Precisamos pensar em outras formas de demonstrações de afeto, que vão além das redes sociais e do virtual.
AGENDE-SE
O quê: abertura da exposição Feed: Reflexões Fragmentadas, de Willians Francisco.
Onde: no Coletivo Entre (Rua Visconde de Pelotas, 2.460).
Quando: nesta quinta, às 19h.
Quanto: entrada gratuita.
Visitas
As obras podem ser conferidas até 10 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h.
Leia também:
3por4: Rappers de São Paulo se apresentam no bairro Santa Corona em Caxias
3por4: Caxias terá debates do Fashion Revolution neste sábado 3por4: Caxiense Gus Zanotto lança música gravada em Las Vegas
Para Thiago Ramil , atração nesta sexta em Caxias, diferentes experiências de vida separam o seu trabalho do restante da família musical