Pelo terceiro ano consecutivo, a Feira do Livro de Caxias do Sul terá uma mulher como patrona: a escritora Rejane Romani Rech. O nome foi anunciado pela comissão organizadora da programação, que ocorre de 29 de setembro e 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri.
— É uma emoção maravilhosa. Sempre dei muita importância para a literatura, meu dia a dia se faz de palavras, e será muito bom poder levar isso à Feira — diz Rejane, que já havia sido cotada para o patronato nas edições anteriores.
Autora de seis livros, ela lançou o mais recente deles, Quase Autobiografia, no ano passado. Na ocasião, declarou que esse livro era diferente dos anteriores, que estava nele por inteiro, e contou que a proximidade do 60º aniversário a fizera repensar sua história. Em tom de conversa, de crônica, os textos desvelam uma Rejane que ama a vida, os livros, os filhos. Que se casou aos 19 anos, foi mãe aos 23. Que aos 36, pouco tempo depois de abrir mão do magistério, descobriu a escrita como um novo rumo, e aos 47 — após vencer vários concursos literários — publicou seu primeiro livro, Amor de Estudante, logo adotado em vários colégios.
— Foi uma realização. Parecia que Deus estava me dizendo, "Rejane, eu te tirei das escolas, mas te trouxe de volta a elas".
Professora por formação, Rejane, 61 anos, lecionou inglês e literatura e sempre leu muito ("o professor tem de ler"), mas a escrita surgiu depois da aposentadoria, ocorrida aos 35 anos por motivos de saúde, que ela começou a escrever. É autora também de Sutilezas, reunião de 120 pequenos textos que lançam um olhar aguçado e poético sobre situações e cenários cotidianos, da novela Amor de Estudante, das coletâneas de contos Antes que Seja Tarde e Sê Como Sândalo e do romance Mulheres e Destinos. Atualmente, conta a patrona, ela está trabalhando em alguns contos, mas por enquanto não há novos livros programados.
Leitora voraz, Rejane é fã, entre outros autores, de Clarice Lispector, Vargas Llosa, Inês Pedrosa, Elena Ferrante e Rosamund Pilcher.
Rejane terá a companhia, durante a Feira do Livro, da professora Magda Regina Corsetti Torresini, eleita a amiga do livro. Magda, 72 anos, é formada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (Língua e Literatura Portuguesa) e Língua Francesa pela Nancy Universitè. Deu aulas durante 50 anos no Colégio São Carlos e ainda leciona para pré-vestibular com grupos de redação, além de fazer correção e orientação de monografias, teses e livros. A amiga do livro participa ainda da Liga Feminina de Combate ao Câncer e faz parte da Comissão Social da Festa da Uva 2019.
Ex-patronos
Confira os patronos das últimas edições da Feira do Livro de Caxias do Sul:
2017 - Natalia Borges Polesso
2016 - Lisana Bertussi
2015 - Uili Bergamin
2014 - Frei Jaime Bettega
2013 - Carlos Henrique Iotti
2012 - Gilmar Marcílio
2011 - Marco de Menezes
2010 - Marcos Fernando Kirst
2009 - Maria Helena Balen
2008 - Eduardo Dall'Alba
2007 - Paulo Ribeiro
2006 - Dr. Flávio Loureiro Chaves
2005 - Cleodes Piazza Júlio Ribeiro
2004 - Armindo Trevisan
2003 - Carlos Urbim
2002 - Jayme Paviani
2001 - Luiz Antônio de Assis Brasil
2000 - Gerd Bornheim
Leia também:
Livro de contos "Na Língua Delas" será lançado nesta sexta-feira, em Caxias do Sul
Agenda: Nando Reis faz show em Caxias do dia 29 de abril
"Corpo Oculto": Elisa Zattera reflete sobre a existência humana em exposição na Galeria Gerd Bornheim, em Caxias