Que tal aproveitar este sábado para aprender algo novo?
Essa é a proposta do Dia Mundial da Criatividade, que, no Brasil, terá atividades em 13 cidades, entre elas Caxias do Sul. Por aqui, a programação ocorre na Biblioteca Parque Largo da Estação, numa iniciativa da Escola Caxias Criativa, e terá palestra, visita guiada e diversas oficinas, como origami, bordado, escrita de cartas, ioga e criatividade no Instagram. Tudo gratuito.
— Nosso público vai de crianças a idosos — diz Vanessa Kukul, líder local do Dia da Criatividade e diretora de conexões e relacionamento da Escola Caxias Criativa.
Vanessa lembra que a criatividade está presente nas mais diversas áreas, não apenas naquelas normalmente a elas associadas, como as artes ou o artesanato:
— Muitas vezes a criatividade é o motor da indústria, como por exemplo no design de uma peça — lembra, acrescentando que nos cursos promovidos pela escola há alunos de áreas tão variadas quanto histórias em quadrinhos, salão de beleza, advocacia e comércio de sapatos.
Gabriela Oliveira, diretora de experiências na escola, lembra que a criatividade precisa ser acompanhada de estratégia:
— É preciso ter método, processo.
Sobre o Dia da Criatividade, as duas destacam que ele já havia tido duas edições em São Paulo, mas ganhou dimensão maior a partir de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), datada do ano passado, que declarou o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Assim, atividades isoladas foram unificadas e ganharam uma data comum.
Nacionalmente, o Dia da Criatividade é organizado pela ProjectHub, em parceria com a IdeaFixa.
Como participar
:: As atividades do Dia Mundial da Criatividade em Caxias ocorrem das 9h às 17h, na Biblioteca Parque Largo da Estação (junto à antiga Estação Férrea).
:: As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas (50 na palestra e 20 para cada oficina); por isso, é necessário se inscrever pelo site www.diamundialdacriatividade.com.br.
:: No site, selecione "Caxias do Sul" e, depois, a oficina desejada, seguindo as instruções do próprio site. Na hora, só serão aceitos participantes se sobrarem vagas.
Você sabia?
:: Segundo um mapeamento feito em 2016 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a participação da chamada economia criativa no PIB brasileiro vem crescendo, e atualmente chega a 2,64%.
:: Apenas no último ano contabilizado pela pesquisa, a área gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões.
:: Entre os Estados, o Rio Grande do Sul ocupa o 5º lugar no ranking de maior participação do "PIB criativo" no PIB total: 1,9% (o maior é o de São Paulo, que chega a 3,9%).
:: Quanto ao número de profissionais empregados pela economia criativa, há dois dados de diferentes estudos: conforme relatório de 2010 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), seriam 575 mil pessoas; para a Firjan, em 2015 os profissionais criativos já somavam 815,2 mil.
:: Além de mais recente, o mapeamento da Firjan é mais abrangente: enquanto o Ipea contabiliza apenas áreas mais tradicionalmente vistas como criativas, entre as quais publicidade, arquitetura, design, filme e vídeo, produção musical, artes visuais, arte performática e publicações, a Firjan inclui setores como moda, análise de mercado, gastronomia e até biotecnologia.