A magia do teatro de bonecos, que consegue encantar adultos e crianças, chega às telonas de Caxias do Sul e região. Eles aparecem em dois curtas metragens, com sessões que integram o Cinema dos Bonecos. A Companhia Molhados na Chuva, que acaba de completar 25 anos de atividades, leva esses personagens por diversos bairros, com circulação marcada para iniciar às 20h desta quarta.
Rafael Homem, idealizador juntamente com o irmão, Ranulfo, explica que as exibições fazem parte de um projeto audiovisual que iniciou há três anos e que, em 2016, teve grande aceitação por parte do público:
— É uma aventura, não temos muito acesso as coisas na cidade. Ficou uma coisa bem cultural e bem bacana, e como é feito por artistas locais, acredito que foi bem entendido.
Os filmes serão exibidos em diferentes bairros, escolhidos pelos próprios fundadores da Companhia. A novidade deste ano fica por conta do fechamento da circulação, no dia 24 de maio, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Segundo Rafael, a intenção é descentralizar essas exibições, levando o cinema para fora dos locais tradicionais.
—Já fizemos alguns projetos anteriores e muitos destes locais são conhecidos. Poderíamos ter feito mais no Centro, mas sabemos da dificuldade de muitas pessoas pra se deslocar, então decidimos ir até os locais, indo pra periferia, que é onde sempre tivemos um ótimo retorno — diz o idealizador.
A Companhia criou dois curtas de 15 minutos cada, colocando na TV a apresentação dos fantoches Girando Fantoches na TV, um tipo de telejornalismo, no qual cada personagem traz uma série de matérias sobre assuntos culturais e de conhecimento. Ao final das sessões Rafael e Ranulfo levam ao público um workshop.
— Levamos até os locais o cenário, os bonecos dos curtas e demonstramos, ao final de cada exibição, como foi feito o processo de gravação além de convidarmos algumas pessoas para interagir com os fantoches — diz.
A ideia serve também para comemorar a longevidade do projeto:
—Não é fácil manter um grupo assim por tanto tempo, mas nós não vamos desistir. Fazer 25 anos é importante, então merece esse destaque e uma grande comemoração.
Apoio Cultural: O projeto tem o apoio das empresas Randon. O financiamento é da Lei de Incentivo a Cultura.
PROGRAMAÇÃO
:: nesta quarta, às 20h, no Centro Comunitário do Jardim Eldorado.
:: 25 de abril, às 20h, Ginásio Escola Luciano Corsetti, no bairro Kayser.
:: 26 de abril, às 20h, no Gaúcho, no bairro Pio X.
:: 3 de maio, às 15h, na Área Coberta da Escola Vila Lobos, no bairro Villa Lobos.
:: 4 de maio, às 15h, no Loreto Salão Paroquial em São Virgílio 2ª légua.
:: 9 de maio, às 20h, no Auditório Cultural da UAB, no bairro Panazzolo.
:: 10 de maio, às 20h, no Ginásio do Colégio Murialdo, em Ana Rech.
:: 16 de maio, às 10h, Ginásio Escola Érico Veríssimo, em Vila Seca.
:: 20 de maio, às 16h, no CTG Campo dos Bugres, no bairro Petrópolis
:: 24 de maio, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
AGENDE-SE
:: O quê: 2ª edição do Cinema dos Bonecos, circulação e exibição.
:: Quando: nesta quarta, às 20h.
:: Onde: no Centro Comunitário do Jardim Eldorado (Rua Armando Claudino Canalli, 957).
:: Quanto: entrada franca.
Leia também
3por4: Festival Via del Vino será realizado neste sábado, em Bento Gonçalves
Agenda: Nando Reis se apresenta em Caxias no dia 29 de abril
Meio menina, meio gata, Elichat chama a atenção para a ocupação de espaços públicos