Quem cruzar pela Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, neste sábado à tarde talvez depare com a curiosa cena de um homem sem rosto sendo etiquetado com diversos rótulos, até seu corpo sumir totalmente. Ou com outro carregando uma quantidade insuportável de caixas. Ou com uma mulher inicialmente vestida de branco, que aos poucos ficará colorida de sonhos. Ou ainda com um homem cujas chagas sangram e tingem a praça. Se for o seu caso, pare um pouquinho e preste atenção — as performances dos quatro atores do grupo de teatro A Gangorra, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro, merecem ser conferidas.
— Queríamos fazer um espetáculo que trabalhasse individualmente cada ator, e isso levou a uma escolha por performances de cada integrante do grupo — diz o ator e diretor Miguel Beltrami.
Quanto aos temas abordados, acrescenta, a ideia foi trabalhar questões e problemas do mundo moderno:
— Cada personagem tratará de uma dor, seja ela uma dor social, ou mais emotiva. Tem a questão dos pesos que nós carregamos enquanto indivíduos que vivem em uma sociedade, os rótulos que recebemos, também tem os sonhos, o que conseguimos conquistar e o que nos escapa, e as nossas dores pessoais, que acabam sangrando como feridas.
As cenas não serão estáticas. Cada ator fará um trajeto, de uma ponta a outra da praça. Daí o nome do espetáculo, De Uma Ponta a Outra, dividido em quatro partes. Cada parte, ou trajeto, terá duração de 12 minutos, e, para abranger um público maior, os diversos trajetos estão distribuídos durante a tarde, o primeiro às 14h, o último às 17h. Antes disso, pela manhã, os que estiverem no Centro serão convidados, por meio de música, a conferirem os trajetos-performances da tarde.
Este é o oitavo ano que o grupo A Gangorra realiza, com recursos próprios, espetáculo em comemoração ao Dia do Teatro — e a primeira vez em que opta pela arte performática em vez de um espetáculo convencional, com início, meio e fim. O objetivo é incentivar a reflexão.
— No final, será perguntado ao público "Qual é a sua questão?", pois todos nós carregamos nossas questões — diz Beltrami.
Participam das performances os atores Alexsander Carniel, Márcio Boff, Miguel Beltrami e Vanessa Andreolla. A direção é de Miguel Beltrami.
Agende-se
:: O quê: espetáculo De Uma Ponta a Outra, com o grupo de teatro A Gangorra.
:: Quando: sábado, dia 24.
:: Onde: na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul.
:: Quanto: entrada franca.
As apresentações:
:: 10h30min, 10h45min e 11h - Músicos anunciam as quatro performance do dia em comemoração ao dia internacional do teatro.
:: 14h - 1º Trajeto: Homem caminha com uma enorme quantidade de caixas nas costas além do que poderia suportar.
:: 15h - 2º Trajeto: Homem sem rosto é etiquetado com diversos rótulos em seu corpo até sumir totalmente.
:: 16h - 3º Trajeto: Mulher toda de branco vai ficando colorida com os sonhos que estouram acima de sua cabeça.
:: 17h - 4º Trajeto: Homem sofre com suas chagas que sangram, tingindo de dor por onde passa. Em punho, uma bandeira de sangue.
Leia também:
Tum Tum Instrumental lança edital de seleção para músicos e grupos
3por4: Produtora de Bento vai adaptar obra de Flávio Luis Ferrarini em curta-metragem
Mostra "Joias da Imigração" abre em Caxias do Sul
Complexo Fabbrica, em Caxias do Sul, sediará projeto de arte acessível
Meu emprego é um sonho
Igrejas onipresentes
Em memória de Anoema, a vítima esquecida