Fomentar uma rede colaborativa de transformação e construção de novos espaços na cidade é o objetivo do Festival Movimento Urbano, que ocorre domingo, em Caxias do Sul. A feira, que conta com programação gratuita, tem como mote principal o incentivo à economia local, ao artista independente e às marcas ligadas à cena caxiense.
A ideia, além de entreter o público, é aproximar pessoas e promover a circulação tanto dentro da feira quanto ao redor dela. Duana Macedo Teixeira, uma das organizadoras do evento, explica que esse é um movimento de dentro para fora, que busca fortalecer ações como essa nos espaços urbanos:
– Essa expressão da rua deve ser vista de maneira diferente, pois é um reflexo da construção do caráter e da personalidade das pessoas. É uma maneira de criar, a partir de ações como essa, uma sensação de coletivo.
Duana explica que conectar a cena independente é o primeiro passo para tornar esse tipo de projeto um movimento contínuo. Entre as atividades propostas estão o campeonato de Skate Amador, o projeto Tropa do Bem, que inicia as crianças na prática do kickboxing, apresentações musicais, atividades de recreação infantil e rodas de conversa.
– É importante que as pessoas que vivem na cidade se envolvam na economia local, entendam de empreendedorismo e participem desse cenário – afirma.
Integrando a programação, entre esta sexta e sábado, o La Cueva, em parceria com o Festival, promove duas outras atrações: nesta sexta à noite, a partir das 21h30min ocorre o show Projeto Guitarra y Amigos.
No sábado, a apresentação fica por conta da banda Uiliam Michelon Trio, também no La Cueva, a partir das 21h. Ambos os ingressos custam R$ 10.
PROGRAME-SE
O quê: Feira Movimento Urbano.
Onde: Rua Plácido de Castro, em Caxias.
Quando: domingo, a partir das 14h.
Quanto: entrada gratuita.
Ingressos
No dia 21 de abril, outra etapa do Festiva, haverá o show do BNegão Trio. Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência em bit.ly/movimento-urbano.