Antes de se juntarem à imagem de São Pelegrino que saúda os visitantes da igreja homônima, em Caxias do Sul, as 14 estações da Via Lucis, esculpidas pelo artista plástico Rogério Baierle, estarão expostas a partir de hoje na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. A visitação às peças que narram a ressurreição de Cristo, mistério central da fé católica, segue até 28 de março. Após esse período, as peças serão instaladas no entorno do templo, para dar início à celebração da Páscoa.
Mesmo artista convidado para assinar a imagem do santo, inaugurada em agosto do ano passado, Baierle se dedica exclusivamente à arte sacra há cinco anos. Considera que o principal aspecto a ser levado em conta na temática religiosa é o estudo profundo das passagens ou dos personagens a serem retratados.
Programe-se
O quê: exposição Via Lucis, de Rogério Baierle.
Quando: abertura hoje, às 19h30min. Visitação até 28 de março.
Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura de Caxias do Sul.
Quanto: entrada gratuita.
Foi com esse respeito que ocupou os últimos quatro meses com o trabalho, encomendado pelo padre Leonardo Inácio Pereira, pároco de São Pelegrino.
– Comecei a fazer obras sacras há 30 anos, por isso é uma alegria poder entregar essa obra, que cumpre um papel muito importante de evangelização. Trata-se de um trabalho atemporal. Mesmo quando não estivermos mais aqui, a arte seguirá nos representando e servindo ao louvor, que é eterno – observa o artista de 55 anos.
Esculpidas em ferro e inspiradas na Via Lucis presente nas catacumbas de Calisto, em Roma, as obras foram financiadas por famílias ligadas à paróquia – um modelo semelhante ao adotado quando o italiano Aldo Locatelli pintou as estações da Via Sacra, que adornam o interior da igreja de São Pelegrino. A diferença, desta vez, foi que cada benfeitor teve direito a uma réplica da obra patrocinada para ter em casa. Para o padre Leonardo, um aspecto importante de instalar a obra que narra o renascimento de Cristo é oferecer aos fiéis um momento de inspiração:
– Todos nós enfrentamos muitos momentos em que a morte bate à nossa porta e em que precisamos ressuscitar para a vida. A Via Lucis ajuda fazer uma releitura da nossa trajetória e ressignificá-la, principalmente nestes períodos de sofrimento e dor. Futuramente, queremos criar um espaço que a pessoa possa, ao final da visitação à Via Lucis, renovar a fé rezando o Creio e fazendo o sinal da cruz com água benta.