Numa tarde agradável de outono, uma jovem procura o consultório de um psiquiatra. Algo muito ruim aconteceu, e ela quer contar sua história — mas serão apenas quatro sessões, avisa, e o médico não pode interferir, apenas escutar. Assim começa Fixação (Quatrilho, 256págs, R$ 34,90), livro do escritor caxiense Bruno Atti que terá sessão de autógrafos neste sábado. Na sua terceira incursão pela literatura, Atti deixou de lado o romance policial, gênero de seus livros anteriores — O Legado do Führer e Praia da Rocha —, em prol de um suspense mais puro.
— É o que eu mais gosto de escrever, e senti que tinha amadurecido suficiente a minha escrita para apostar nessa linha. Agora, é ver o que (os leitores) vão achar da mudança — diz o autor, fã declarado de grandes nomes do gênero com Stephen King e Carlos Ruiz Zafón.
O protagonista também mudou. O detetive Édson Fernandez, personagem dos dois romances policiais, deu lugar ao Dr. Carlos Vieira, psiquiatra. Desde que a misteriosa Carina Kross aparece em seu consultório, ele fica mais e mais intrigado por seu jeito e suas atitudes. A moça se torna quase uma fixação, e ele começa a vê-la nos lugares mais improváveis, como uma partida de futebol. Estaria ela brincando com ele? Ou isso teria a ver com os copos a mais de bebida aos quais o psiquiatra não resiste?
Em meio aos problemas pessoais de Vieira, como o casamento naufragado e a filha (curiosamente, da mesma idade e de personalidade semelhante à de Carina) que não quer saber dele, o suspense vai crescendo, enredando o leitor numa teia de suspeita e dúvida. A situação se torna ainda mais estranha quando algo trágico acontece com a secretária do consultório, e o médico resolve ir atrás de respostas.
— Esse é o meu livro preferido entre os três, o que mais gostei de escrever e o que me deixou mais contente com o resultado — garante Atti.
Para quem gostar da mudança de rumo, o escritor adianta que já tem outras quatro histórias prontas nessa linha:
— Com o suspense, encontrei o que eu gosto de escrever.
Financiarte
Fixação foi publicado com recursos do Financiarte, e é o primeiro dos três projetos de literatura contemplados no último edital a chegar às livrarias.
Agende-se
:: O quê: lançamento do livro Fixação, de Bruno Atti.
:: Quando: neste sábado, das 10h às 13h.
:: Onde: na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1.570), em Caxias do Sul.
:: O livro: Quatrilho, 256págs, R$ 34,90.
Leia também:
Pedro Guerra fala de seu novo livro, "Vício", à venda apenas na internet
Inscrições para o 52º Concurso Anual Literário abrem nesta quinta
Agenda: Escritor Pedro Guerra ministra oficina de produção de cartas neste sábado, em Caxias
3por4: Raimundos será atração em Caxias no mês do rock
3por4: Nenhum de Nós vai lançar EP em Caxias, no dia 15 de abril