Para o maestro Manfredo Schmiedt, um dos pontos altos da programação 2018 da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs) ocorrerá no mês de novembro, em Caxias do Sul. E não só porque os dois concertos desse mês comemoram o aniversário da Osucs: o diferencial é que neles será apresentada a ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, espetáculo que já teve edição na cidade nos anos 1980, no antigo Cine Ópera.
— Será um espetáculo completo, com cenários, figurinos, participação dos coros da UCS e da Ospa, cinco solistas — enumera o maestro.
Ele acrescenta que essa ópera tem como tema o cotidiano de uma aldeia na Sicília. Cada solista interpretará um personagem: a soprano Paola Leonetti será a pobre camponesa Santuzza; o tenor Diel Rodrigues será o aldeão Turiddu; o barítono Daniel Germano será o carreteiro Alfio; a soprano Elisa Machado será Lola, a mulher de Alfio; e a mezzo-soprano Luciana Bottona fará o papel de Mamma Lucia, a mãe de Tiriddu.
A direção musical, assim como a regência, estarão a cargo de Schmiedt, enquanto a direção cênica terá a assinatura de Ricardo Barpp, e os coros — que darão voz aos aldeões — serão regidos por Anita Campagnollo. As apresentações serão nos dias 18 e 22 de novembro, no UCS Teatro.
Em dezembro estreia a Série Popular
Para o mês de dezembro, a Osucs ira "inovar novamente", segundo o maestro, com a inauguração dos Concertos Série Popular (também em duas edições):
— Serão grandes concertos, mas com foco mais popular, com tema de games no repertório. Mario e Warcraft, por exemplo, têm músicas incríveis — diz o maestro.
Leia também:
Lugares de memória
Seja seu próprio chef