Para quem gosta de natureza, um passeio por Criúva tem tudo para ser uma experiência agradável. Mesmo com um centro pouco movimentado, existem pousadas e restaurantes que podem abrigar aqueles que desejam passar uma tarde ou até um fim de semana na terra dos Bertussi. Um desses estabelecimentos é a Casa Verde, que funciona como restaurante para os visitantes. O cardápio é servido ao meio-dia e à noite. Além disso, agência familiar oferece diferentes opções de roteiros. O espaço é construído todo de forma ecológica, com a proposta de criar o ambiente mais natural possível e valorizar a simplicidade. A Casa é coordenada por Guadalupe Traslatti Pante e por sua mãe, Cláudia Traslatti. Para quem quiser se aventurar, o Almanaque separou três opções de roteiro que a agência oferece..
Cânion dos Palanquinhos
A primeira parada é uma das grandes belezas naturais da região. Os cânions Palanquinhos oferecem aos visitantes, além da vista, a oportunidade de fazer a última trilha do ano. O trajeto de até 17km faz uma travessia pelo cânion e cumpre a promessa de levar o visitante em um mergulho à natureza local. Para chegar até lá, é preciso ir até o centro de Criúva, seguir por São Jorge da Mulada e fazer mais 18 quilômetros de estrada de chão. Partindo de Caxias, leva cerca de 1h30min para chegar até a beira do paredão. Lá, o visitante pode estacionar bem próximo ao cânion e caminhar pela beirada.
Programe-se
O quê: Cânion dos palanquinhos.
Onde: Criúva Casa Verde (Rua 15 de Novembro, s/n).
Quando: todos os dias, com agendamento prévio.
Quanto: R$ 120. Agendar pelo fone (54) 3267-8255.
São Jorge da Mulada
Em São Jorge da Mulada, o turista tem a oportunidade de conhecer o Bolicho e Pousada São Jorge. Logo na chegada, o olhar do visitante é atraído pelos potes cheios de cachaça e enfileirados pelo balcão. Há 12 tipos da bebida: figo, araçá, hortelã, uva do Japão, mentruz, losna, kiwi, butiá, uva, abacaxi, ameixa e amora. O mercadinho oferece de tudo, desde produtos coloniais até industrializados. O bolicho São Jorge faz parte do roteiro Caminhada dos Bolichos, também oferecido pela agência local.
Caminhada noturna
Para os mais aventureiros, outra boa opção para o fim de semana, ainda no clima das trilhas, é o roteiro Caminhada Noturna, um dos mais procurados oferecidos pela Casa Verde.
Lá, o visitante chega no ponto de partida, sem nenhuma luz, e é informado pela condutora que trilhará os próximos 600 metros pelo meio da mata. Detalhe: sozinho e no escuro. Um cabo de aço é a única guia do turista até o destino final. Independente do tamanho do grupo, cada pessoa inicia a caminhada individualmente, com alguns minutos de diferença entre uma e outra.
O destino da trilha é um descampado com uma fogueira acesa com bancos ao redor do fogo. Ali, é preparado um jantar campeiro com arroz, linguiça e queijo derretido, acompanhado de suco de uva ou vinho.
Programe-se
O quê: caminhada noturna.
Onde: Casa Verde z Quando: todos os dias, com início às 20h, até as 23h30min. É necessário agendamento prévio.
Quanto: R$ 50, com jantar. Agendar pelo fone (54) 3267-8255.