Artista engajado na defesa da sobrevivência e do reconhecimento da cultura indígena, Dione Martins, o Xadalu, inaugura nesta terça-feira a exposição fotográfica Não Somos Invisíveis!, no Campus 8 da UCS. Em 10 imagens impressas em papel algodão e cinco painéis backlight, o artista visual retrata a resistência de jovens indígenas que vivem nas aldeias e em diferentes cidades gaúchas. Além da abertura da exposição, também haverá uma roda de conversa para o lançamento do livro Xadalu – Movimento Urbano, obra trilíngue (português, inglês e guarani), que contextualiza o trabalho de Dione.
Nascido em Alegrete e radicado na capital gaúcha, o ex-gari Dione, 32 anos, adotou o nome artístico Xadalu conforme sua própria história se misturou com a do personagem criado em 2004, o rosto ilustrado de um indiozinho sorridente que passou a espalhar em stickers (adesivos) por muros, paredes e postes – inicialmente em Porto Alegre e hoje em metrópoles de 60 países. Além do indiozinho, Xadalu espalha pelos cenários urbanos cartazes lambe-lambe com fotos de jovens guaranis como as que integram a exposição. Em Caxias, as intervenções urbanas podem ser conferidas em pontos como a Rua Olavo Bilac, no bairro Rio Branco, por exemplo.
– O que mais chama a atenção, tanto nas minhas imersões nas aldeias quanto no contato nas ruas, é a esperança dos guaranis de que algo pode mudar lá na frente, mesmo neste cenário desfavorável. Há uma força muito grande nas aldeias e que vai para a rua em forma de artesanato, mostrando que a cultura está viva e está presente, mesmo contra o preconceito da sociedade. Inclusive em Caxias, houve essa disputa de espaço entre os comerciantes e os indígenas, mesmo havendo uma lei federal que protege os índios de vender sua arte em qualquer espaço, e que deveria ter sido respeitada – comenta o artista.
O objetivo da exposição, segundo a curadora Silvana Boone, é aproximar a academia e a comunidade artística das percepções de Xadalu sobre a cultura indígena, assim como valorizar a ideia de que a rua continua sendo o espaço mais democrático para diferentes manifestações culturais.
Curso
Ainda em agosto, incia o curso Arte Urbana, que Xadalu irá ministrar na UCS, com coordenação da professora Mara Galvani no Atelier das Artes, no Campus 8. As atividades ocorrem em cinco encontros de 6h cada, nos dias 25 de agosto, 1º, 15, 19 e 22 de setembro (30 horas). Mais informações e inscrições pelo telefone (54) 3289.9000.
Serviço
O quê: exposição Não Somos Invisíveis!, de Xadalu
Quando: inauguração nesta terça, às 19h40min (visitação até o dia 28 de agosto, das 8h às 22h30min)
Onde: Galeria de Arte do Campus 8 (Avenida Frederico Segala, 3099 - Samuara)
Para agendar visitas e mais informa-ções: (54) 3289.9000