O olhar sensível, a pluralidade das produções e a percepção assertiva do ontem, do hoje e do amanhã são alguns dos temas que envolvem os trabalhos e as conversas que integram a 10ª Semana da Fotografia, que abre hoje, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias. Estão programadas cerca de 30 atividades, palestras e oficinas, e mais de 10 exposições fotográficas que levam para o olhar do público conversas sobre tecnologia, inclusão social, cores e pertencimento.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), conta com diversas parcerias, entre elas a da escola Sala de Fotografia, que, esse ano, completa a primeira década de existência. Para Liliane Giordano, representante da escola e integrante do comitê de organização de 2017, a ideia principal desta edição é estreitar os laços entre a comunidade e os artistas.
– Tenho participado de todas as edições desde 2008, e o nosso objetivo é conseguir cada vez mais congregar a comunidade, os artistas e as instituições parceiras. Além disso, queremos fazer com que o foco deixe de ser somente técnico, mas que consigamos trabalhar diversos aspectos. A ideia é fazer também um resgate da memória e do patrimônio com relação à fotografia. Vamos trabalhar o conceito de resgate a partir das imagens, e a partir da memória particular de cada participante – explica.
O evento inicia com a apresentação da programação e das temáticas, além da abertura das exposições fotográficas selecionadas por meio de edital, criado especialmente para a ocasião. A curadora Mona Carvalho, diretora da Unidade de Artes Visuais da SMC, participa pela primeira vez da ação, e destaca a importância do envolvimento da comunidade:
– Como todos os anos, a Semana é uma ação colaborativa. Fizemos uma movimentação de diversas instituições. Nós (a comissão) optamos por focar nos fotógrafos profissionais de Caxias. Não criamos uma temática única exatamente para não limitar os trabalhos e termos variedade, como se fosse uma colcha de retalhos de produções. A programação está maravilhosa, os parceiros estão maravilhosos, temos mais de 35 artistas e fotógrafos participando. Agora é com a cidade. Esperamos que as pessoas se envolvam e participem para que a gente tenha mais ânimo para continuar.
Segundo ela, o projeto procurou ampliar os horizontes e oferecer um olhar sobre a fotografia em diferentes plataformas:
– Um diferencial deste ano é que fomos para o lado mais tecnológico. Teremos uma projeção mapeada, com trabalhos de diferentes profissionais, e vamos falar da fotografia no cinema. Achamos importante trazer outras formas de apresentar diferentes materiais. Isso também possibilita a participação de mais pessoas da classe artística. E teremos, claro, a fotografia em sua tradicional forma impressa.
A Semana da Fotografia encerra-se no dia 19, com a abertura das exposições Matrimonium, de Liliane Giordano e Thaynne Andrade, e Aos Pés do Altar - Um Olhar sobre o Casamento no início do Século XX, com imagens do acervo do Arquivo Histórico, que serão expostas através de um tecido nas janelas de fora do Museu Municipal, além de um bate-papo com os organizadores e fotógrafos da mostra Da tela do celular: 20 visões do outro. A programação termina com a festa Flash Dance, às 21h, no Ordovás.
AGENDE-SE
O quê: abertura da 10ª Semana de Fotografia.
Onde: Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312).
Quando: hoje, às 19h.
Quanto: entrada gratuita.
Atividades
Veja a programação completa no link bit.ly/2tWAbor.