O Museu Municipal recebe a partir deste domingo uma programação voltada para a apreciação da cultura e a discussão das condições oferecidas à imigração negra em Caxias do Sul. O pontapé inicial será a abertura da exposição Le Visage d’el Afrique (O rosto da África), do artista plástico senegalês Ousmane Mathurin Ndiaye, às 15h.
Ndiaye, 41 anos, expõe seus trabalhos regularmente no atelier Math-Art, na galeria comercial Atrium, e aos poucos tem seus quadros cada vez mais conhecidos na cidade. No ano passado, assinou a primeira exposição, intitulada Cultura Africana da Diáspora, no MartCenter.Com grande riqueza de cores, suas pinturas retratam o cotidiano das comunidades africanas, mostrando principalmente a força das mulheres daqueles povos A exposição terá 35 quadros pintados a óleo sobre o vidro, técnica que aprendeu na Ecole des Beaux Arts de Dakar, principal escola de artes do Senegal.
HOMENAGENS
Junto à abertura, será prestada homenagem a mulheres atuantes pela causa dos imigrantes em Caxias: Eler Oliveira (assistente social da FAS), Juliana Rossa (jornalista e pesquisadora), Irmã Maria do Carmo Gonçalves (diretora do Centro de Atendimento ao Imigrante-CAM) e Vanessa Moojen (coordenadora do CAM). Também haverá um desfile de looks assinados pelo estilista senegalês Amadou Fall, que une trajes étnicos a elementos cool, e a exposição fotográfica Senegal, Cores e Culturas, de Juliana Rossa.
África Fashion Diversidade
Além das artes plásticas, a interação Brasil-África neste fim de semana em Caxias do Sul também terá, na tarde de sábado, a primeira edição do encontro África Fashion Diversidade.
A programação conta com a música instrumental do grupo Sabar Africa e do projeto Sucata Sonora, exposição de artesanato e desfile de roupas confeccionadas por estilistas senegaleses, haverá uma roda de conversa com o tema Emancipação e Empoderamento da Mulher Negra e Valorização da Cultura Negra, com foco no empreendedorismo.
O evento também irá reunir pesquisadores, líderes e expoentes da cultura afro na região e mulheres que mostraram que é possível, com criatividade, empreender em meio às adversidades.
As atividades ocorrem na Galeria Atrium Center (Rua Pinheiro Machado, 1526), a partir das 16h30min, com entrada gratuita. A organização é da Demba África Boutique, Espaço Awo e N’ga Bunitta Tranças Afro.