Duas atrações musicais gratuitas e bastante especiais vão movimentar a região na tarde de domingo. Na charmosa e acolhedora Galópolis, em Caxias, estreia a edição 2017 do Comunidade em Concerto, que no ano passado levou a música de câmara a escolas da cidade e este ano ocorre em Galópolis, em parceria com o Instituto Hércules Galló. Na Rua Coberta de Bento Gonçalves, 12 bandas irão se apresentar na etapa regional do Festival Brasileiro de Música de Rua, que chega este ano à sexta edição – a quarta em Bento.
No Cine Operário de Galópolis, o repertório do Quinteto de Cordas da Serra, formado pelo trio de violinistas Rodrigo Maciel, Wagner Rezer e Paloma Rossatto, além do violeiro Emerson Aguiar e do violoncelista Fábio Chagas, terá desde peças das Quatro Estações, de Vivaldi, até rocks clássicos como Sweet Child o’ Mine, do Guns N’ Roses e Nothing Else Matters, do Metallica.
– Será a nossa primeira apresentação com essa formação, com três violinos, sendo um solo. É o que propicia tocarmos Vivaldi, por exemplo. O diferencial do grupo está no repertório mais despojado. Embora como músicos de orquestra o clássico seja o nosso chão, interpretar clássicos do rock com essa formação é muito bacana. Estamos entusiasmados com a possibilidade de tocar para a comunidade, que sempre representa a possibilidade de alcançar um público novo – comenta Wagner Rezer, coordenador do Quinteto.
Até novembro, os próximos concertos serão realizados em outros locais icônicos do bairro, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia e a Cooperativa de Trabalho Têxtil Galópolis. Serão seis concertos ao todo. O Comunidade em Concerto é promovido pela Tum Tum Produções, e tem apoio do Financiarte. Coordenador do Instituto Hércules Galló, Renato Solio, destaca que é uma oportunidade de valorizar tanto a cultura quanto a história:
– Enxergamos neste evento uma possibilidade de valorizar a história de Galópolis através da música.
Rap, rock, gaudérias e mais
Em Bento, a salada musical que caracteriza a programação do Festival de Rua terá do rock dos Bardos da Pangeia ao eletrônico experimental do Projeto CCOMA; do instrumental gaudério da Yangos ao metaleiro De Ros; da psicodelia da banda Catavento ao rap de Chiquinho Divilas. Falando em salada, o festival ainda terá food trucks, cerveja artesanal e feirinha criativa.
Vale lembrar que o rolê serrano do Festival de Música de Rua, que é financiado pelo Pró Cultura RS, também vai passar por Gramado (julho), Garibaldi (setembro) e Flores da Cunha (outubro).
Programe-se
O que: Festival Brasileiro de Musica de Rua, com DJ Muzak, De Boni & Henz, Bardos da Pangeia, Chiquinho Divilas, DJ Zonatão, Giovani Stormovski, Vic Limberger e Lela Rosanelli, Marcos De Ros, Yangos, CCOMA e Catavento
Quando: Domingo, a partir das 14h
Onde: Rua Coberta (atrás da Fundação Casa das Artes), em Bento Gonçalves
Entrada gratuita
O que: Quinteto de Cordas da Serra Gaúcha
Quando: Domingo, às 17h
Onde: Cine Operário de Galópolis (R. Ismael Chaves, 143 - Galópolis)
Entrada gratuita