Vanessa Vagnotti costuma dizer que a cozinha é um lugar mágico. Um ambiente carregado de energia, misticismo e cura, onde a combinação de ingredientes resulta em aromas e sabores que encantam. Neta de italianos, faz da cozinha um instrumento para distribuir amor. Diz ter "a alma mística", característica que desenvolveu por conta do contato com as origens árabes do ex-marido libanês e da mãe de uma amiga que considera sua mentora na cozinha árabe.
– Para mim, cozinhar é a maneira de dar amor. Não sou daquelas mães que põem no colo e beijam a toda hora, mas de ir para a cozinha e fazer um prato que vai aconchegar, que vai dar amor. Acredito muito na ancestralidade – afirma a participante do MasterChef Brasil 3, exibido no ano passado pela Band.
Leia mais
Professor fala sobre os desafios do casamento nos dias atuais
A voz da filosofia pop: acompanhamos uma palestra de Mario Sérgio Cortella
Nova safra de cantoras sertanejas evidencia empoderamento feminino na música
À frente da Risotteria Arancina, que abriu em janeiro, em Balneário Piçarras (SC), ela esteve em Caxias do Sul para participar do Conversas Harmônicas e preparar o Makloub, arroz com carne de cordeiro, berinjelas, ervas e especiarias.
– É um prato muito regional, que dificilmente você encontra num restaurante árabe. Você encontra arroz libanês, arroz marroquino, mjadra (com lentilhas), mas o Makloub é um prato muito da mãe que faz para os filhos.
MAKLOUB
Gastronomia
Participante do MasterChef Brasil ensina receita libanesa em Caxias
Vanessa Vagnotti mostrou como preparar Makloub, arroz com carne de cordeiro, berinjelas, ervas e especiarias
Diego Adami
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project