Ainda na infância, o empresário Emílio Finger ouviu do pai que não conseguiria fazer algumas atividades desejadas, como andar de bicicleta – isso depois de se aventurar a descer um morro sobre duas rodas. Mas o genitor explicou ao garoto destemido que ele seria capaz de fazer outras coisas de um jeito melhor do que os 13 irmãos. E Finger levou o conselho a sério: não deixou a paralisia infantil contraída aos seis anos o definir e tornou a luta por aprender a caminhar uma metáfora da superação necessária a todas as pessoas.
– Minha família me ensinou a sonhar. Como você estimula uma criança que não mexe um braço e duas pernas a sonhar? Me fizeram acreditar, porque tudo o que faziam por mim era com muito amor. Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho – diz.
Há um ano, ele lançou a palestra Gestão com Coração, com a qual tem percorrido várias cidades. Nela, mostra impressões e decisões pessoais, mesclando razão e emoção e emocionando plateias. O sucesso conquistado ao longo da trajetória acabou servindo de inspiração a muita gente, e o empresário passou a buscar cada vez mais desafios. O próximo – e grandioso – terá início nesta semana: acompanhado pela amiga Leidy Indicatti, Finger irá percorrer os 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela. Leidy fala entusiasmada sobre a aventura da dupla.
– Quando fiz o caminho pela primeira vez, recebi vários sinais e mandei para o Emílio. Disse que ele precisava fazer essa viagem, ele topou e começamos a nos preparar – conta.
Depois de muito treinamento diário – que inclui musculação e sessões de caminhadas ao ar livre, com bagagem – a dupla parte amanhã rumo à Europa e retorna no dia 20 de junho, com o desejo não só de conhecer os lugares, mas também de documentá-lo. Além do livro e documentário que será produzido, os veículos do Grupo RBS na Serra irão mostrar a viagem, no projeto multimídia chamado Um Passo a Mais.
A partir desta terça-feira, o Pioneiro.com passa a contar com um site do projeto, com uma espécie de diário de viagem, em que Emilio e Leidy contarão, trajeto a trajeto, seu dia a dia e suas experiências, por meio de textos, fotos e vídeos. Às quintas-feiras, será publicada uma coluna no jornal impresso e, nos dias 24 e 25 de junho será feita uma reportagem do Almanaque sobre a viagem.
Nesta terça-feira, o Jornal do Almoço vai mostrar os preparativos e expectativas de Finger e Leidy sobre a viagem, e Emílio participará ao vivo do Gaúcha Repórter, às 15h. Rádio e tevê contarão com boletins sobre a jornada em terra europeia.