O portão principal da Maesa, na Rua Plácido de Castro, em Caxias do Sul, será palco de uma edição extra do projeto Tum Tum Instrumental neste sábado. Sob o mote #OcupaMaesa, o evento terá participação de atrações locais como forma de chamar a atenção para a ocupação dos espaços públicos e, em especial, do complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle. Em caso de mau tempo, a programação será transferida para o dia 2 de abril.
A abertura será às 15h, com apresentação da DJ Ana Langone, que traz em seu set as influências da música brasileira, com ênfase na arte de periferia e das mulheres. A partir das 16h, a trilha fica por conta do grupo Choros de Balcão, com Daniel Balconi (flauta transversal), Leonel Costa (violão), Leonardo Bottini dos Reis (pandeiro) e João Seben (cavaquinho).
Às 17h, o duo instrumental Magabarat, formado por Guilherme Santin (sintetizadores e programações) e Felipe Girotto (bateria e percussão), entra em cena trazendo uma sonoridade que se distingue pelo experimentalismo musical e referências que vão do jazz ao eletrônico, passando pelo funk, soul, chamamé, salsa, baião, tango e reggae. O line up segue às 18h45min, com Roberto Scopel (trompete) e Luciano Balen (percussão), Rafael De Boni (acordeom e baixo) e Etiene Nadine (voz), do CCOMA, cuja matéria-prima é a música produzida eletronicamente, utilizando-se de elementos orgânicos como percussão, trompete, flugel horn e acordeom. Também haverá uma performance da Cia. Municipal de Dança. O encerramento está previsto para as 21h.
A produtora Juliana Pandolfo diz que o evento na Maesa era um projeto aguardado há muito tempo, mas que só pôde ser desenvolvido agora.
– A ideia era fazer na parte interna, até porque a maioria das pessoas não conhece aquele lugar, mas esbarramos em questões burocráticas, como a obtenção de alvará e PPCI, então vai ser na área externa, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, que nos auxiliou no contato com todos os departamentos da prefeitura para podermos viabilizar – explica Juliana.
O público também poderá conferir uma feira sustentável, cujo objetivo é oportunizar a artistas e artesãos locais a possibilidade de exporem e comercializarem seus produtos. Os interessados em participar, podem entrar em contato com a organização por meio da página do Tum Tum Instrumental no Facebook.
Programe-se
:: O que: Tum Tum Instrumental #OcupaMaesa
:: Quando: sábado, das 15h às 21h
:: Onde: portão principal da Maesa, na Rua Plácido de Castro, em Caxias
:: Quanto: entrada franca
Programação
:: 15h: DJ Ana Langone
:: 16h: Choros de Balcão
:: 17h: Magabarat
:: 18h30min: Cia. Municipal de Dança
:: 18h45min: CCOMA
:: 20h: DJ Ana Langone