Iniciativa nascida em Caxias em 2012, o Festival Brasileiro de Música de Rua tem experimentado diferentes formatos, mas mantém a democratização ao acesso à música como gênese fundamental. E música, aqui, significa um verdadeiro mergulho cultural e etnográfico, com atrações que vestem a roupa do mundo cantando a identidade dos lugares de onde vêm, numa mistura sempre rica de sabor. Este ano, o festival começa com shows na praça Dante Alighieri e jam no Zarabatana Café, nesta sexta, e outras 15 apresentações entre sábado e domingo, na Estação Férrea. Tudo com entrada franca.
Clique nos nomes das atrações e saiba o que te espera no Festival Brasileiro Música de Rua
Além de três artistas latinos e outros sete vindos de fora do Estado, o festival se consolida como uma amostra de uma fervilhante cena que atravessa o mapa. Mas não é só, já que a iniciativa também valoriza expressivos nomes da música independente local. Estão na lista de atrações Magabarat, Catavento e Yangos, além de duas novidades: a estreante Vic Limberger; e a junção de tambores africanos do Sabar Africa com a guitarra virtuose de Marcos De Ros.
– Acho que é importante para a cidade ver isso – justifica Luciano Balen, diretor do festival, que espera cerca de 8 mil pessoas no fim de semana de shows.
Seguindo a lógica de fomento da economia criativa, o festival também investe no lado da produção musical que não aparece no palco. Amanhã, das 10h às 14h, o Sesc sedia bate-papos com trabalhadores da cena, compartilhando experiências sobre como fazer a música independente acontecer.
No segundo semestre, ocorre mais uma etapa do festival, que visitará as cidades de Gramado, Garibaldi, Flores da Cunha e Bento Gonçalves com mais shows gratuitos.
Festival Brasileiro de Música de Rua
SEXTA
17h: Clayton Barros (Pernambuco), na Dante Alighieri
18h: Lorena Nunes (Ceará), na Dante Alighieri
19h: DJ Muzak (Caxias do Sul), no Zarabatana Café
20h: Jam de Integração, no Zarabatana Café
SÁBADO
10h às 14h: Incubadora da Música, no Sesc Caxias do Sul
Das 15h às 22h, festival na Estação Férrea com:
Magabarat (Caxias do Sul)
Catavento (Caxias do Sul)
Clayton Barros (Pernambuco)
Lorena Nunes (Ceará)
Lucia Merico (Uruguai/Argentina)
Bernardo Bravo (Paraná)
Manu Sija (Argentina)
Qowasi (Chile)
Camarones Orquestra Guitarrística (Rio Grande do Norte)
DOMINGO
Das 15h às 20h, festival na Estação Férrea com:
Circo da Silva (Chile/Brasil)
Sabar África + De Ros (Senegal/ Gana/ Brasil)
Vic Limberger (Caxias do Sul)
YANGOS (Caxias do Sul)
Coutto Orquestra (Sergipe)
Felipe Cordeiro (Pará)